Pages Menu
Categories Menu
Seminário em Porto Alegre discute o papel da família e da escola na alimentação infantil

Seminário em Porto Alegre discute o papel da família e da escola na alimentação infantil

O seminário Universidade e Escolas, em sua quinta edição, trouxe a família para o centro da roda. Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância da Pró-Reitoria de Extensão, o evento, cujo tema principal é Os desafios de educar na contemporaneidade, acontece no dia 25 de junho, das 8h às 17h30min, no Salão de Atos, da UFRGS, em Porto Alegre. O evento também faz parte das comemorações dos três anos da Rede Brasileira Infância e Consumo, REBRINC.

Um dos principais eixos de atuação do Núcleo é a alimentação na primeira infância, que é quando se forma o hábito alimentar. A coordenadora do Núcleo, professora Noemia Goldraich, que também é integrante da REBRINC, explica que no planejamento do seminário deste ano surgiu a reflexão sobre o quanto as famílias estão ou não participando das ações de alimentação saudável, com redução nas quantidades de sal, açúcar e gordura. O mesmo  questionamento cabe em relação aos próprios profissionais da educação. “Essas reflexões nos levaram à grande pergunta norteadora deste nosso seminário que é como abordar com os pais as questões relacionadas a um estilo de vida saudável, essencial para a prevenção das doenças crônicas não comunicáveis, tais como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e acidentes cerebrais, todas relacionadas com sobrepeso e obesidade, problemas iniciados na infância”, diz a professora.

O evento começa trazendo uma reflexão sobre A escola, a família, a ética e os valores morais.  O professor da UFRGS Luiz Carlos Bombassaro é o palestrante deste tema e irá abordar as interações entre a família, a escola e as questões éticas e morais, que estão sendo motivo, mais do que nunca, de tanta ansiedade e questionamentos e que influenciam o papel a ser desempenhado pela escola e pela família na educação.

Na sequência, abre-se para a mesa-redonda Passos e descompassos entre a escola e a família no dia a dia, com depoimento do professor Marcelo Burgues, mestre em Educação pela UFRGS e que trabalha numa escola de educação infantil da periferia de Porto Alegre. Com ele estará a professora doutora Tania Ramos Fortuna da Faculdade de Educação da UFRGS, uma autoridade na área da educação e o professor doutor José Roberto Goldim, especialista renomado em Bioética, chefe do Serviço de Bioética  do Hospital de Clínicas e professor da UFRGS.

A tarde traz um momento de autorreflexão da Universidade, colocando agora as ações de extensão no centro da roda. Com a pergunta Como está a troca de saberes? UFRGS e comunidade estarão na mesma mesa, representadas por gestores, extensionistas, professores das escolas municipais e mães de alunos. O Programa de Prevenção de Doenças Crônicas não Comunicáveis na Educação Infantil, desenvolvido pela UFRGS em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre em todas as escolas de educação infantil, cujo objetivo é construir políticas públicas de prevenção a essas doenças, é uma das ações a ser abordada.

Para encerrar, haverá quatro atividades concomitantes, sendo três rodas de conversa e uma oficina, abordando temas diversos e extremamente importantes:

Uma das rodas de conversa será A criança como fumante passivo. Um levantamento aponta que 67% das crianças de zero a seis anos de 20 das escolas de educação infantil de Porto Alegre são fumantes passivos, com graves consequências para sua saúde atual e futura. O professor Paulo Marostica, titular de Pediatria da UFRGS e chefe da Unidade de Pneumologia Infantil do Hospital de Clínicas, vai coordenar essa atividade.

A outra roda tem por tema o Guia Alimentar Brasileiro – uma ferramenta que ainda não foi descoberta e terá mediação das nutricionistas Mariana Dihl e Ana Luísa Scarpano, da UFRGS.

As também nutricionistas Luciana Hessel, Nilza Petry e Regina Grings, da Secretaria da Saúde de São Leopoldo e da Vigilância Sanitária de Canoas serão responsáveis por animar a roda O trio que está colocando em risco a saúde de uma geração.

Enquanto isso, a professora doutora Ingrid de Barros, da Faculdade de Agronomia, estará ministrando uma oficina sobre Horta em pequenos espaços.

O seminário é gratuito e as inscrições estão abertas no site da UFRGS.

Clique aqui e veja a programação completa.

 

foto_noemia_evento3anos

 

SEMINÁRIO UNIVERSIDADE E ESCOLAS: OS DESAFIOS DE EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE

Quando: dia 25 de junho, das 8h às 17h30min

Onde: Salão de Atos da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110, Campus Central (Porto Alegre – RS)

Serão fornecidos certificados aos participantes.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *