Pages Menu
Categories Menu
Debates sobre a infância, o consumo e o brincar marcam evento em BH

Debates sobre a infância, o consumo e o brincar marcam evento em BH

Como sensibilizar as pessoas para temas urgentes como a proteção da infância, a reflexão sobre o consumismo e a importância do brincar? Estudos mostram que mudanças de pensamento e de comportamento exigem mais do que informação. A Semana Infância e Consumo em BH, evento que comemora os quatro anos da Rebrinc, irá exibir quatro documentários importantes. São produções que tocam pela beleza e profundidade com que abordam tais temáticas.

Criança, a Alma do Negócio; Território do Brincar; Tarja Branca e Muito Além do Peso são produções da Maria Farinha Filmes que acredita que “uma história bem contada pode realmente fazer a diferença na forma como as pessoas veem o mundo”. A exibição será feita por meio da plataforma online VideoCamp que existe “para conectar filmes transformadores a espectadores que podem fazer alguma coisa para mudar o mundo”.

A proposta da “Semana Infância e Consumo em BH” é incentivar o debate dos temas relacionados à infância na capital mineira, fortalecendo o movimento que já existe por meio da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc e outros atores regionais. As exibições acontecem entre os dias 6 e 9 de junho, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, às 19h. Após cada filme está programado um bate-papo com convidados de várias áreas de atuação com forte ligação com a causa da proteção da infância.

Confira a programação e os participantes dos debates. As exibições acontecem no cinema do Sesc Palladium que fica na avenida Augusto de Lima, 420, no centro de BH. A entrada é gratuita mas é preciso retirar o convite meia hora antes das exibições que começam sempre às 19h. O cinema tem capacidade para 79 pessoas. Todos os filmes têm Classificação Livre.

Debatedores:

Confira a programação completa da Semana Infância e Consumo em BH.

Documentários:

06 de junho de 2017 – terça-feira (das 19h às 21h)

Documentário Criança, a Alma do Negócio – Exibição e debate com:

Cristina Silveira – psicopedagoga

Cristina Silveira é psicanalista, psicopedagoga, neurocientista, educadora, especialista em arte-terapia e educação inclusiva. Mestranda em Educação, ela é autora de vários artigos e trabalhos publicados sobre a infância e adolescência.

Paulo Fernandes – Educador

Paulo Fernandes é graduado em Filosofia, pós-graduando em Direitos Humanos e pós-graduando em Psicopedagogia. Trabalha com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Contador de histórias há mais de 20 anos, mantém o canal no Youtube “Ler é criar asas”, onde realiza indicações de literatura infantil para pais e educadores.

Cláudia Dias – Nutricionista

Cláudia Dias é graduada em Nutrição pelo Universidade Federal de Ouro Preto, ex-conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da Nona Região e ex-membro da Sociedade Mineira de Cardiologia. Com experiência de 23 anos em Nutrição Clínica, ela trabalha há 15 anos com educação nutricional em escolas de ensino infantil e fundamental. Atua em consultório próprio fazendo atendimento individual e em grupos. Desenvolveu o Estadiômetro Multifuncional Alturexata e é proprietária da empresa de mesmo nome.

 

07 de junho de 2017 – quarta-feira (das 19h às 21h): 

Documentário Território do Brincar – Exibição e debate com:

 

Luiz Trópia – pesquisador do folclore lúdico

Foto: Rodrigo Avelar

Luiz Tropia é sociólogo, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFMG. Sociólogo aposentado do SESC/MG, onde atuou por mais de 30 anos como assistente técnico nas áreas da cultura popular e promoção de eventos musicais, é também membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore, desde 1985. Pesquisador na área do Folclore Lúdico, com vários artigos publicados, palestras e cursos proferidos sobre o tema.

Ana Cristina – Cantora

Foto: Élcio Paraíso (Bendita)

Ana Cristina é cantora, compositora, publicitária, gestora e consultora de projetos e agitadora cultural. Atua profissionalmente na música desde 1986, com grande respeito e respaldo de crítica e de público. Sua música já ultrapassa fronteiras, sendo executada em rádios de países da Europa como Portugal, Holanda, Bélgica e Itália. Com atuação artística que extrapola o conceito de evento, produz uma rede de ações vinculando cultura, arte-educação e a sociedade. Idealizadora do grupo de Marchinhas “Arlequins Mudernos”, pesquisa, há anos, a história do gênero, seus principais autores e composições. Escritora, tem lançado o livro Aquático (2014). Atualmente, coordena e atua no projeto Circuito Aquático e prepara seu próximo CD, somente de canções autorais.

Valéria Mendes – Jornalista

Valéria Mendes é jornalista com especialização em Comunicação e Saúde e Gestão Cultural. Foi repórter do jornal Estado de Minas por 10 anos e, nessa trajetória, conquistou importantes prêmios com suas reportagens na área de saúde e direitos humanos. Entre eles, o Prêmio Sindhrio de Jornalismo & Saúde, em 2013, com uma reportagem sobre suicídio, duas vezes o Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, em 2014, em que abordou a violência obstétrica e a situação das crianças refugiadas no Brasil, e, nesse mesmo ano, o Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero. Atualmente, atua como assessora de comunicação do SUS e é uma das escritoras da plataforma Cientista Que Virou Mãe.

 

08 de junho de 2017 – quinta-feira (das 19h às 21h)

Documentário Tarja Branca – Exibição e debate com:

Pollyanna Xavier – Psicanalista

Foto: Bruna Lamas

Pollyanna Xavier é psicanalista, bacharel em psicologia pela UFMG, especialista em clínica psicanalítica pela PUC Minas, atuou na rede de saúde mental da PBH e na rede privada. Estudiosa do brincar, da cultura da infância, do movimento Slow Parenting. Mãe da Alice e do Miguel, crianças inspiradoras que a motivaram a criar a Aldeia Jabuticaba, uma casa de brincar localizada no bairro São Pedro, em Belo Horizonte, dedicada à infância livre e plena, e ao convívio familiar.

Rodrigo Libanio Christo – Brincante

Rodrigo Libanio Christo é brincante há mais de quarenta anos. Contador de histórias e criador de brinquedos com material reaproveitável, ela já desenvolveu centenas de jogos educativos. Criador do grupo Voluntários Brincantes, possui um canal no YouTube onde ensina figuras com barbantes, músicas e confecção de brinquedos.

Maria Beatriz Vasconcelos – Pedagoga

Maria Beatriz  Vasconcelos é entusiasta da(s) infância(s) e envolvida com as discussões que centralizam os direitos das crianças. Sempre disposta a uma prosa sobre Educação e Sociedade, com interesse particular nas reflexões acerca do consumismo, currículo escolar, gênero e outros temas que esbarram na defesa da cultura infantil. É pedagoga com especialização em Educação Infantil. Atua como Professora Alfabetizadora, com experiência na rede pública e privada de Belo Horizonte. Desenvolve consultoria educacional em formações docentes no segmento da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. 

Ana Carolina Calazans – Pedagoga

 Ana Carolina Ferreira Calazans é pedagoga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na mesma Universidade. Professora da Educação Infantil da rede particular em Belo Horizonte desde 2007 e consultora educacional na Educação Infantil. Envolvida com os temas relacionados à(s) infância(s) e defensora de uma infância livre do consumismo e vivenciada de forma simples e significativa. Comprometida com o Brincar  e  a sua importância na infância. 

Aline Ferreira – Pedagoga

   

Aline Ferreira é professora-amante das relações de ensino e aprendizagem que estabelece diariamente com os sujeitos que encontra pelos caminhos da vida. Apreciadora de temáticas que promovem a reflexão acerca da educação e mais especificamente sobre a(s) infância(s), consumismo, cultura, currículo escolar, tecnologias digitais, entre outras. Pedagoga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestra pela mesma instituição. Professora alfabetizadora com experiência nas redes pública e particular de ensino. 

 

09 de junho de 2017 – sexta-feira (das 19h às 21h)

Documentário Muito Além do Peso – Exibição e debate com:

Nicole Bernardes – Fisioterapeuta

Nicole de Oliveira Bernardes é mãe de três, fisioterapeuta, doutora em Ginecologia e Obstetrícia e professora da PUC Minas das disciplinas de Fisioterapia Dermato Funcional e Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Anelisa Terrola – Nutricionista

Anelisa Terrola Martins Ferreira é nutricionista graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Fundamentos Metabólicos pela Universidade Gama Filho e em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente atua no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no município de Belo Horizonte e como Conselheira Suplente do Conselho Regional de Nutricionistas da Nona Região – CRN9. Com experiência anterior em nutrição clínica, saúde pública e alimentação escolar.

Luciana Vacari – Nutricionista

Luciana Vacari é Nutricionista Graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto; pós-graduanda em Fitoterapia Clínica pelo Centro Integrado de Nutrição; pós-graduada em Nutrição Esportiva e Estética pelo Centro Universitário São Camilo; e pós-graduada em Gestão da Segurança de Alimentos, pelo Senac Minas. Foi supervisora de Alimentação Escolar da Prefeitura de BH, e é Nutricionista do Programa Mesa Brasil Sesc desde 2011. Conselheira do do Conselho Regional de Nutricionistas da Nona Região – CRN9 e membro da Câmara Técnica de Saúde Coletiva.

Antônio Coquito – Jornalista

Antônio Coquito é jornalista socioambiental com especialização em Marketing e Comunicação e Comunicação e Direitos Humanos com ênfase em temáticas intersetoriais – Terceiro Setor, Responsabilidade Socioambiental, Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos Humanos com ênfase em Educação e Cidadania

 

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *