Pages Menu
Categories Menu
Evento em BH debate consumo e educação financeira com crianças e adultos

Evento em BH debate consumo e educação financeira com crianças e adultos

A Semana Infância e Consumo em BH realiza três atividades gratuitas sobre consumo e educação financeira no dia 10 de junho, sábado, no Sesc Palladium. O evento faz parte das comemorações dos quatro anos da Rede Brasileira Infância e  Consumo, Rebrinc, que reúne pessoas, organizações e movimentos de várias partes do Brasil.

Adultos e crianças a partir de oito anos pensando juntos sobre consumismo infantil e educação financeira. Esta é a proposta do bate-papo “Mesada e Educação Financeira Sustentável: uma reflexão para pais e filhos” que acontece às 11h15.

As outras duas atividades acontecem às 15h15, também no dia 10 de junho. De um lado pais, mães, avós, tios e educadores participam do bate-papo “Educação Financeira Sustentável e consumismo infantil” com Adriana Fileto. Do outro lado do espaço multiúso do Sesc Palladium, crianças a partir de cinco anos participam da oficina Jogo da Boa Compra, com Yara Ávila e Fabíola Gabriel.

Oficina Jogo da Boa Compra para crianças a partir de cinco anos

Oficina Jogo da Boa Compra

A oficina simula compras em um mercadinho de alimentos saudáveis e permite que os pequenos reflitam sobre escolhas, necessidades, desejos, alimentação saudável e aprendam noções básicas de sustentabilidade, orçamento, economia, como evitar desperdício e poupar para sonhos futuros. O Jogo da Boa Compra é leve, divertido e educativo. O jogo foi idealizado por Adriana Fileto, educadora financeira; Fabíola Gabriel, educadora ambiental e Yara Ávila, psicóloga.

Quem comanda os dois bate-papos sobre educação financeira e consumismo infantil é a economista Adriana Fileto, integrante da Rebrinc. Para ela, “a mesada pode ser uma boa ferramenta de educação financeira para as crianças e jovens se for bem estruturada. A ideia central do bate-papo que realizaremos dia 10 de junho pela manhã é refletir sobre como pais e filhos podem juntos administrar a mesada”, explica a educadora financeira Adriana Fileto, autora do livro Cuide do Seu Bolso e do Planeta – Um guia para decisões financeiras sustentáveis. (Editora Miguilim). “Mais do que saber planejar as despesas, as famílias precisam ensinar a crianças e jovens a questionar o excesso de estímulos para o consumo e a consumir de forma sustentável”, ensina Adriana Fileto.

Combate ao consumismo infantil

Adriana explica que a educação financeira visa, além de melhorar a compreensão dos indivíduos sobre os conceitos e produtos financeiros, promover uma reflexão sobre consumo e sustentabilidade. Para a consultora e integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, a educação financeira voltada para a infância deve ser realizada não só nas escolas mas também em casa, por meio de exemplos e práticas. “Quando os pais e os educadores compartilham conhecimentos e práticas sobre a educação financeira sustentável com as crianças, certamente eles estão questionando e combatendo o consumismo infantil que é tão propagado nos dias de hoje”, resume Adriana.

O papel das famílias é fundamental em um mundo marcado pelas variadas pressões para a compra de produtos. “É muito importante que os pais conversem com os filhos sobre consumo, dinheiro e crédito, avaliando as reais necessidades e os desejos. Os filhos precisam aprender que nem tudo o que eles veem deve ser comprado, que se deve avaliar a necessidade da compra e o impacto gerado nas finanças da família e no meio ambiente”, aconselha.

Autora do livro “Cuide do seu bolso e do planeta – Um guia para decisões financeiras sustentáveis“, a economista Adriana Fileto atua com adultos, crianças e adolescentes em trabalhos de educação financeira e em campanhas educativas. Em parceria com a Fecomércio Minas (SENAC-MG e SESC-MG) e a Câmara Municipal de Belo Horizonte, idealizou e executou o Projeto Crédito Consciente para Jovens. Esse projeto, que foi um dos finalistas do 3º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade de 2013, em São Paulo, promoveu educação financeira para milhares de jovens.

Semana Infância e Consumo em BH – Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420 – Centro – Belo Horizonte)

(atividades gratuitas – inscrições por ordem de chegada)

De 6 a 9 de junho – Exibição de documentários sobre infância, consumo e brincar com debate – 19h

10 de junho – Atrações

Bate-papo “Mesada e Educação Financeira Sustentável: uma reflexão para pais e filhos” (para adultos e crianças a partir de oito anos) – às 11h15

Oficina “Jogo da Boa Compra” (a partir de cinco anos – lotação 15 crianças) – às 15h15

Bate-papo “Educação Financeira Sustentável e consumismo infantil”, com Adriana Fileto – às 15h15

Show com Rodrigo Libanio Christo e Marcos Maia – às 10h

Show com Paulo Fernandes – às 14h

Instalação Lúdica da Aldeia Jabuticaba – das 10h às 16h

 

Mais informações: contato@rebrinc.com.br e na página da Rebrinc

 

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *