Pages Menu
Categories Menu
Consumo e a Educação de Crianças e Famílias

Consumo e a Educação de Crianças e Famílias

 

Artigo escrito pelas integrantes da Rebrinc e coordenadoras do GAEEC, Maria A. Belintane Fermiano e Valéria Cristina B. Cantelli

“A socialização econômica é um processo natural que ocorre com todas as pessoas. Ela implica nas atitudes dos pais em relação ao manejo do dinheiro e como tais práticas influenciam o comportamento dos filhos. Também investiga como a criança aprende economia, como tem noção para gastar e comprar e se o nível socioeconômico interfere nas concepções sobre o mundo econômico.”

Criado em 2008, o Grupo de Estudos em Educação Econômica e Teoria Piagetiana – GAEEC – é um espaço para reflexão, trabalho e pesquisa na área da Alfabetização Econômica e Educação para o Consumo. Como uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP, o GAEEC investiga o comportamento econômico de crianças, jovens e adultos com o objetivo de promover estratégias para a alfabetização econômica e a educação crítica para o consumo, auxiliando as pessoas a se posicionarem como cidadãos conscientes, críticos, responsáveis e solidários. Dentre seu atual foco de estudos e pesquisas, está a inter-relação entre a compreensão do mundo econômico e dos comportamentos de consumo com as descobertas da neurociência, evidenciando a participação da atividade cerebral e dos processos cognitivos nas decisões de compra.

 

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *