Terceiro encontro planeja ações coletivas
Um teatro abriu suas portas para acolher os participantes da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, no seu terceiro encontro, em São Paulo, no dia 9 de novembro de 2013. O Instituto Brincante e seu trabalho lúdico e cultural deram inspiração para a continuidade das discussões sobre a construção da nova rede em defesa da infância.
Um breve panorama da Rede Brasileira Infância e Consumo já mostrava o quanto caminhamos em cada um dos grupos de trabalho até aquele momento. Mas também apontava que era preciso definir uma linguagem comum a todos, estruturar os canais de comunicação e criar uma identidade. O processo de construção da Rebrinc, com base no processo coletivo, acontecia cada vez mais. Cassio Martinho continuava ao nosso lado, orientando o processo e mostrando o que é ser uma rede.
Para avançar na caminhada, ainda era preciso definir atividades concertadas e planejadas e que teriam como base a missão que estava sendo formulada. E, para isso, cada termo era pensado com muito cuidado pelos diversos especialistas que fazem parte da Rede. Durante o processo de definição da missão, foi discutida a importância do uso do termo consumismo, e não apenas relações de consumo, para enfatizar o problema que atinge crianças e adolescentes, além do público adulto.
Após uma construção coletiva, tínhamos uma missão: a Rebrinc existia para “sensibilizar, mobilizar e articular pessoas e organizações para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes frente ao consumismo e às relações com o consumo.” No período da tarde, foram formados grupos que discutiram propostas de ações para serem realizadas a curto, médio e longo prazos. Cada grupo apresentou uma ação e depois houve uma votação das propostas. Uma ação questionando o consumismo no período de fim de ano foi uma das sugestões. A campanha chamada “Natal das Dádivas” foi a primeira ação da Rebrinc e foi compartilhada pelo Facebook. A criação de um site para divulgar ações, notícias, pesquisas e indicar links para os estados também fazia parte dos projetos sugeridos. Outra ação definida no encontro seria o apoio à mobilização pelo décimo segundo aniversário do projeto de lei nº 5921 em tramitação, em 12 de dezembro de 2013, que trata da publicidade infantil.
Os nomes sugeridos por meio do grupo do Facebook foram apresentados e votados e ganhamos um nome definitivo Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc. Com nome e missão definidos, o grupo ganhava cada vez mais forma e avançava na sua caminhada.