Como nasceu o Natal das Dádivas?
O Natal das Dádivas foi criado pela Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, em 2013. Com o slogan “Dádiva que não se pega com as mãos. Neste Natal, compre menos e inspire mais”, a campanha nasceu para questionar o consumismo da data e pensar em outros presentes possíveis.
Dádiva, do latim dativa, significa doação ou presente, aquilo que se dá ou se recebe gratuitamente. O termo também é usado com o sentido de presente divino ou graça. E quais são as dádivas que podemos oferecer e receber no Natal? Qual o sentido que está sendo engolido pela rotina de compras, consumismo, excesso e desperdício típica do mês de dezembro?
Reveja abaixo algumas peças da campanha Natal das Dádivas de 2013, idealizada durante o terceiro encontro da Rebrinc com a inspiração de Daniela Kolhy Ferraz e com a ajuda de todo o grupo. A campanha foi finalizada com a colaboração dos integrantes da Rebrinc Leo Paqonawta, Nádia Rebouças e Stefano Arpassy. Ao todo foram criados 52 cartões que foram compartilhados via Facebook.
Conheça a campanha Natal das Dádivas.
Abaixo, a campanha de 2013: