O que faz
Imagem: Coletivo EntreLinhas
Criada em junho de 2013, a Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo.
Quem faz parte?
Pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo.
O que faz?
Articula e mobiliza atores envolvidos na causa do combate ao consumismo na infância. Planeja e executa ações em diferentes segmentos, da educação à sustentabilidade. Busca o intercâmbio de ideias e reflexões entre os membros. Discute políticas públicas para a promoção dos direitos de crianças em questões relacionadas ao consumo. Incentiva iniciativas como feiras de troca de brinquedos e debates sobre conteúdo da mídia, publicidade infantil e alimentação saudável.
Por que foi criada a Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc?
Existem muitos grupos, movimentos e instituições que trabalham pela proteção dos direitos da infância no Brasil. Para potencializar e aumentar sua escala e efetividade, muitos deles se articulam formando redes. Sobre os temas infância e consumo também encontramos muitos atores sociais interessados em dialogar e alguns movimentos e organizações já empenhados na causa. Mas não tínhamos ainda uma rede com o foco na proteção da criança aos apelos do consumo. Pensando nisso, em junho de 2013, 47 pessoas se reuniram para dar início à formação da Rede Brasileira Infância e Consumo. O convite foi feito pelo Instituto Alana, organização que trabalha pela infância e desenvolve o projeto Criança e Consumo desde 2005. O processo de construção da Rede contou com algumas reuniões presenciais. Veja como foram os encontros da Rebrinc.
O que é preciso para fazer parte?
Ter vontade de agir colaborativamente e coletivamente em defesa dos direitos das crianças diante das relações de consumo. Todas as pessoas, as instituições e os movimentos relacionados ao tema infância e consumo, que se identificam com nossos princípios, podem fazer parte da Rebrinc. Saiba como fazer contato.
Qual é a missão da Rebrinc?
Ser uma Rede capaz de despertar a sociedade, especialmente a comunidade escolar e os que produzem conteúdo nas mídias, para as consequências do consumismo na infância.
Quais são os princípios da Rebrinc?
A Rebrinc definiu coletivamente alguns princípios para nortear suas ações. Veja aqui nossa Carta de Princípios.
Quem coordena a Rebrinc?
Como a Rebrinc é uma rede, o seu processo é horizontal e colaborativo. A rede se constrói por meio de laços de confiança, sempre buscando garantir a inclusão de novas pessoas e ideias. Encontros presenciais periódicos são realizados para a troca de experiências entre os participantes. O grupo de discussão no Facebook Rede Brasileira Infância e Consumo é um espaço virtual de encontro dos integrantes da Rebrinc. Todos os interessados podem pedir para entrar no grupo. Para promover discussões, alinhavar ações e encaminhar propostas de trabalho, existe também um grupo chamado GT Governança.
Como se organiza?
A Rebrinc atua por meio de iniciativas e projetos sugeridos por seus integrantes, abordando temas como educação e mídia, alimentação saudável, combate ao consumismo infantil, combate à adultização da infância, educação para o consumo, educação para a sustentabilidade, dentre outros.
Quais instituições, grupos e movimentos participam da Rebrinc?
- Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde
- Aliança pela Infância
- Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Minas Gerais – CEDECA-MG
- Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre – CIUPOA
- Centro de Referência Cultura Infância (Teatro do Jockey/Rio de Janeiro)
- Colégio Marista Dom Silvério – BH/MG
- Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rondônia)
- Comunicação e Cultura (ONG)
- E-grupo Criança e Consumo (criancaeconsumo1@gmail.com)
- Grupo de Alfabetização Econômica e Educação para o Consumo – GAEEC (Laboratório de Pesquisa Genética da Faculdade de Educação – Unicamp)
- Grupo de discussão Consumismo e Publicidade Infantil (Facebook)
- Instituto Akatu
- Instituto Alana
- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec
- Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade
- Movimento Barão para Crianças (Barão Geraldo – Campinas – SP)
- Movimento Consciência e Consumo
- Movimento Infância Livre de Consumismo, Milc
- Movimento Põe no Rótulo
- Movimento Roda Bebedubem
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento – Nepsid
- Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Psicopolítica e Consciência (NETCCON-ECO-UFRJ)
- Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS
- Quintal de Trocas
- Rede Nacional Primeira Infância
- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
- Projeto Brasil sem Violência na Mídia
- Blog Descobrincante
- Blog Depois que virei mãe
- Blog Viciados em Colo
- Blog Cartas para Helena
- Blog Futuro do Presente
- Blog Telejornais e Crianças no Brasil
- Blog Menos Telas, Mais Janelas
- Blog Ecomaternidade
- Blog Alimentação Consciente
- Blog Conversando sobre Adolescência
- Site Ecopedagogia
- revistapontocom
- Canal Do Campo à Mesa
Ilustrações: Coletivo EntreLinhas (painel realizado por Mariana KZ e Isis Soares)