Roda de conversa debate publicidade infantil em Campinas
Para ampliar a reflexão sobre o consumismo infantil, a Rede Brasileira Infância e Consumo realizou uma roda de conversa com as famílias dos alunos do CEI Maria José Gonçalves, em Campinas. A influência da publicidade sobre as crianças e o tempo que elas ficam expostas a comerciais foram alguns dos temas da conversa com a pedagoga e integrante da REBRINC Ana Carolina Santos. Realizada no dia 31 de agosto, o evento fez parte das comemorações do “Rebrinc pelo Brasil – Eventos colaborativos pela infância”.
“As famílias relataram a dificuldade em lidar com o excesso de pedidos de compras das crianças, bem como trouxeram relatos de vivências”, conta Ana Carolina Santos. Ela reforça que a roda de conversa com a exibição dos vídeos foi um momento importante de troca com as famílias. “Pude perceber que alguns pais ainda não tinham percebido o conteúdo persuasivo das propagandas. A cada vídeo que apresentava, percebia os olhares assustados e os comentários: Nossa, que absurdo!”, relata.
Para a educadora, outros momentos como esse devem ocorrer na escola discutindo os diversos temas ligados à infância e ao consumo. Uma nova roda de conversa no CEI Maria José Gonçalves já está agendada para dia 19 de setembro para outras famílias refletirem sobre os apelos para o consumo e a sua influência sobre as crianças.
Sobre a REBRINC
A Rede Brasileira Infância e Consumo, REBRINC, é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo.
A sua missão é “ser uma Rede capaz de despertar a sociedade, especialmente a comunidade escolar e os que produzem conteúdo nas mídias, para as consequências do consumismo na infância.”