Rebrinc: uma rede, muitas histórias
Neste espaço, vamos reunir as histórias dos integrantes da Rede Brasileira Infância e Consumo. Envie uma mensagem para contato@rebrinc.com.br. Conte-nos sobre a sua relação com os temas infância e consumo. Venha dialogar conosco e ampliar nossa atuação. Saiba mais sobre o trabalho da Rebrinc.
Por Pâmela Saunders – Fortaleza, Ceará
Costumo me definir como uma pessoa apaixonada pela infância e suas relações com os meios de comunicação, as novas tecnologias e a cultura do consumo. A paixão por essas temáticas vem guiando meus passos em minha trajetória acadêmica.
Na graduação, analisei o uso do palhaço Ronald McDonald’s na internet como instrumento de fidelização de consumidores infantis. No mestrado, identifiquei e descrevi os valores de ideal de beleza e consumismo disseminados no site espanhol da boneca Barbie. No doutorado, continuei estudando o marketing infantil na internet, mas com foco na publicidade presente nos jogos on-line. Desse modo, analisei a recepção da publicidade exibida nos sites de jogos a partir da perspectiva de crianças brasileiras e espanholas de 9 a 11 anos.
Em todas as pesquisas que desenvolvi, uma questão esteve sempre presente: a necessidade de ouvir o que pensam as crianças. No doutorado, o desejo de fazer um estudo com crianças – de maneira que elas não fossem apenas objetos de pesquisa, mas sujeitos – foi plenamente alcançado. A participação das crianças como principais fontes de informação possibilitou o alcance de uma visão sobre a recepção infantil da publicidade nos jogos on-line menos “adultocêntrica” e mais próxima do universo infantil. A tese doutoral evidenciou que as crianças brasileiras e espanholas, ao jogarem on-line, estão expostas a uma grande quantidade de publicidade dos mais variados tipos de produtos e serviços, os quais, muitas vezes, não são apropriados para elas. O estudo também demonstrou que as crianças pensam/sentem e criticam o que veem nos sites de jogos, ao mesmo tempo, elas demonstram necessitar de colegas e adultos que os auxiliem a desenvolver habilidades críticas em ambientes digitais.
Atualmente, exerço minha paixão atuando no TVez, grupo de extensão da Universidade Federal do Ceará que promove atividades para o uso qualificado da mídia no cotidiano escolar, e participando do GRIM – Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia da Universidade Federal do Ceará. No GRIM, estou envolvida nas pesquisas: “TIC Kids Online Brasil-Portugal”, pesquisa internacional com a coordenação da UFC e da Universidade Nova de Lisboa, e “Publicidade infantil em tempos de convergência”, pesquisa com convênio do Ministério da Justiça, que busca compreender a relação das crianças de 9 a 11 anos com a publicidade no novo contexto de convergência midiática.
Ao participar da Rebrinc, espero contribuir e aprender nesse espaço tão relevante para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo.
Pâmela Saunders, de Fortaleza, está na Rede Brasileira Infância e Consumo