Rebrinc faz aniversário em evento pela defesa do verde em BH
O aniversário de cinco anos da Rede Brasileira Infância em Consumo – Rebrinc foi comemorado em Belo Horizonte no evento Crianças e Artistas pela Mata do Planalto. Uma realização da Associação Comunitária do Planalto e Adjacências, do movimento Salve a Mata do Planalto e do movimento BH pela Infância, a mobilização reuniu mais de quinhentas pessoas no Parque do Planalto, na região norte da capital mineira.
Atividades como o Piquenique Literário com o contador de Histórias Paulo Fernandes, o show Brinquedos Cantarolantes com Rodrigo Libanio Christo e Eugênio Britto, e a apresentação do Quintal da Guegué animaram crianças e adultos. Todos os artistas celebraram o aniversário da Rebrinc enfatizando a proteção dos direitos da infância e a preservação da natureza em suas músicas e histórias.
Unir a comemoração da Rebrinc com um evento que reivindica a preservação de uma importante área verde de Belo Horizonte foi a forma encontrada para falar sobre a relação das crianças com a natureza, explica Desirée Ruas, integrante da Rebrinc e idealizadora do movimento BH pela Infância. “Sabemos o quanto o combate ao consumismo infantil passa pela manutenção e ampliação das áreas verdes e de lazer de uma cidade. Integrar a infância nesta luta é uma forma de alfabetizarmos ecologicamente nossas crianças”, explica Desirée Ruas, que também é educadora ambiental. Na ocasião, a Rede Brasileira Infância e Consumo foi homenageada com o diploma “Protetora da Mata do Planalto” pelo seu trabalho em defesa da natureza da cidade.
Criada em junho de 2013, a Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo.
O núcleo BH da Aliança pela Infância marcou presença com a representante Pollyanna Xavier. Educadoras da Vila Marista do Colégio Marista Dom Silvério também prestigiaram o evento com atividades de leitura. Escolas da região norte de Belo Horizonte também participaram no plantio de mudas e atividades diversas: Escola Municipal Lídia Angélica, Escola Municipal Tristão da Cunha e Umei Jardim Guanabara.
Natureza contra o consumismo infantil
O evento teve como objetivo chamar a atenção de toda a população para a importância da preservação integral do verde que ainda resta na cidade. A Mata do Planalto é uma área localizada na região norte de Belo Horizonte e tem quase 200 mil metros quadrados que formam um corredor ecológico com a vegetação do vizinho Parque do Planalto, com uma área de 26 mil metros quadrados. Assim como a Mata do Jardim América, que fica na região oeste da cidade, a Mata do Planalto foi adquirida por uma construtora que planeja a construção de torres de apartamentos no local. Ao longo dos últimos anos, moradores, movimentos e organizações se engajaram na luta contra a transformação das duas áreas em condomínios residenciais.
A Mata do Planalto possui bioma de Mata Atlântica com diversas nascentes que formam o Córrego Bacuraus, que deságua no Rio das Velhas. A flora é composta por Ipê Amarelo, Jacarandá da Bahia e outras espécies ameaçadas de extinção. Sua fauna conta com mais de setenta espécies de aves, como tucano, saracura, beija-flor de fronte violeta e outras ameaçadas de extinção, além de micos e vários répteis.
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, esteve no evento e reafirmou o compromisso da Prefeitura de buscar meios para a preservação integral da área. Veja aqui o vídeo.