Pages Menu
Categories Menu
Comunicação e direitos da infância em discussão em Belo Horizonte

Comunicação e direitos da infância em discussão em Belo Horizonte

 

Acontece nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2015, o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, ENDC. Organizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNDC, o evento reunirá na capital mineira militantes de movimentos sociais, sindicais, estudantes, ativistas e cidadãos interessados de todos o país.

A Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, e o Instituto Alana participam do evento no dia 11 de abril, sábado, das 16h30 às 18h30, com uma atividade autogestionada: “Comunicação e Direitos da Infância”. O objetivo é promover um debate sobre a necessidade de se proteger a infância no contexto dos meios de comunicação. Os participantes irão refletir sobre o bombardeio publicitário e a pressão para o consumo, a exibição da violência e outros conteúdos prejudiciais que representam um desrespeito aos direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, a necessidade de políticas públicas que garantam produção audiovisual infantil de qualidade na TV aberta e os desafios impostos pelas novas tecnologias que repercutem sobre a infância também serão abordados.

Participam do debate a jornalista Desirée Ruas, representante da Rebrinc, abordando o tema “Mídia, infância e consumo”, além de Bia Barbosa, do Intervozes, falando sobre “Programas policialescos e violação de direitos da infância”. Para completar a discussão, estarão presentes o cineasta Guilherme Fiúza Zenha debatendo os “Desafios para a produção audiovisual infantil”, e Veet Vivarta, consultor da Rede ANDI América Latina, com o tema “Classificação indicativa, liberdade de expressão e garantia de direitos no campo da comunicação”. O debate “Comunicação e Direitos da Criança” terá como mediador Renato Godoy, do Instituto Alana.

Formada em junho de 2013, a Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos em defesa dos direitos de crianças e adolescentes diante das relações com o consumo. Participam da Rebrinc pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo.

Evento nacional

Além das atividades autogestionadas, realizadas de maneira descentralizada e paralela ao evento, haverá debates, mesas de discussão e um ato pelo direito à comunicação. Mais do que discutir temas importantes sob a perspectiva da comunicação como direito humano, o 2º Encontro Nacional Pelo Democratização da Comunicação busca estabelecer redes e fortalecer os mais diversos movimentos em prol da comunicação. O objetivo é potencializar a ação dos diversos atores e a capacidade de intervir na formulação de políticas públicas. Com sede em Brasília, o FNDC, existente desde 1991, realiza plenárias nacionais do movimento, reunindo inúmeras entidades nacionais, comitês e frentes estaduais que lutam pela democratização da comunicação.

A abertura se dará no dia 10, às 16 horas, com um ato político-cultural, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Tanto as atividades autogestionadas quanto os debates serão sediados no Instituto Metodista Izabela Hendrix – Unidade Praça da Liberdade, situado à Rua da Bahia, 2.020, Lourdes. Conheça a programação do 2º ENDC. As inscrições e outras informações podem ser acessadas pelo site do evento.

 

A Atividade autogestionada “Comunicação e Direitos da Infância”, uma realização do Instituto Alana e da Rebrinc, acontece sábado, 11 de abril, às 16h no Instituto Metodista Izabela Hendrix (Sala 1) em Belo Horizonte. (Evento no Facebook)
foto_endc