A rotina das crianças em tempos de coronavírus
Por Silvia Adrião – Integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo
Como medida preventiva, as redes de ensino estão afastando as crianças da escola. Atitude fundamental para evitar que o Coronavírus se propague ainda mais. Porém, com a meninada em casa, é preciso cuidado também com outras questões como a excessiva exposição à internet, televisão e aos eletrônicos e, o que ainda é mais preocupante, a exposição aos noticiários televisivos que vão propagando incessantes matérias sobre a pandemia.
É preciso cautela e bom senso na escolha dos conteúdos que as crianças terão acesso, mesmo indiretamente, quando deixamos a televisão ligada enquanto a criança brinca de outra coisa. Até nestes momentos, ela absorve informações que podem gerar medo e angústia. É nosso dever de adulto instruí-las sobre os cuidados de higiene e as formas de prevenção de doenças como a COVID-19, mas é preciso fazer isto de forma tranquila, serena e até lúdica. Para cada faixa etária há um nível de aprofundamento adequado para falar sobre o Coronavírus e outras questões complexas e preocupantes da atualidade.
Na medida do possível, vamos tentar controlar o tempo da criança diante da televisão e propor outras vivências desplugadas? Um jogo de tabuleiro, de memória, fazer desenhos, colagem com papéis coloridos ou até folhas secas colhidas no quintal. Brincadeiras ao ar livre e um bom livro também são bem-vindos. Convide a criança a ajudar na cozinha, preparar umas bolachas caseiras ou assar um bolo.
Reserve um tempo para ela também não fazer “nada” , desligada dos eletrônicos, deixando sua mente criar fantasias e jogos. Não se cobre por não entretê-la o tempo todo. Isso não é necessário. Algumas vezes, apenas estarmos por perto é mais importante e traz conforto. Outra sugestão é fazer o plantio de temperos, suculentas ou outras plantinhas, em um canteiro ou vaso. Fazer massinha caseira, pintura com tinta guache ou até feita com água de beterraba ou outros ingredientes naturais.
E lembrem-se: não descuidem do conteúdo que vão assistir com a criança ou perto dela. Em breve, superaremos mais este desafio e nossas crianças precisam se sentir seguras para continuarem enfrentando as adversidades, com base no nosso exemplo.
Acesse o material instrucional preparado pela UNICEF para saber mais sobre o Coronavírus e os modos de prevenção aqui.
Saiba mais sobre a colunista Silvia Adrião:
Sou pedagoga, especialista em Construtivismo/Educação e Mestre em Sociologia da Educação.Tenho mais de 20 anos de experiência no trabalho com crianças e na defesa da cultura infantil. Sou pesquisadora e apaixonada por Literatura infantil e pela abordagem de ensino Italiana de Reggio Emilia. Encontrei na Rebrinc um espaço para ampliar o debate e o alcance das reflexões sobre infância.