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A revolução na Educação Infantil está batendo na nossa cara. Vai encarar?

A revolução na Educação Infantil está batendo na nossa cara. Vai encarar?

Por Fernanda Clímaco – Professora de professores da infância e integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo

Foi preciso uma pandemia para a sociedade começar a pensar o lugar da escola de Educação Infantil. E que lugar é esse? Com certeza não é o lugar da escola do século passado, onde os adultos de hoje estudaram e agora exigem as mesmas atividades para suas crianças. A escola não pode mais ser a mesma. O mundo está em transformação. É tempo de refletir muito sobre isso.

Sobre as atividades online na educação infantil

O cenário é esse: diante do inesperado, o Estado e toda a rede privada, que não tinham e nem viviam uma cultura digital, de repente se veem pressionados pelo sistema e lançam mão de oferecer “qualquer coisa online” como atividade escolar para as crianças, afinal, essa é a demanda do momento. O incrível é que em grande parte das creches e escolas públicas e particulares, esse universo digital ainda é algo bem distante da realidade em que se encontram. E para agravar o cenário, surge uma grande histeria pedagógica na Educação Infantil em torno desse movimento digital e da necessidade de se fazer atividade on-line.

No meu trabalho com a Formação docente tenho recebido pedidos de professores desesperados porque a escola exige atividades digitais para as crianças de 0 a 6 anos e eles não sabem o que fazer. Por outro lado, as famílias, em sua grande maioria as mães, não estão entendendo a demanda de fazer atividades para e com os pequenos. Não da forma descontextualizada que está sendo proposta.

Qual o sentido de tudo isso?

Se antes não fazia o menor sentido pensar na educação infantil como etapa preparatória do ensino fundamental, agora, muito menos. É hora de entender de vez o lugar da Educação Infantil na Educação Básica desse país.

Temos no Brasil importantes marcos legais que preservam os Direitos das Crianças, temos as Diretrizes, DCNEI e também a BNCC, uma proposta de currículo para a Educação Infantil que preserva os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento de bebês e crianças até 6 anos por meio de Campos de Experiências. A Rede Nacional Primeira Infância, por meio de um documento enviado ao Conselho Nacional de Educação reafirma o lugar da Educação Infantil e a garantia dos direitos das crianças descartando práticas de educação à distancia. Portanto, não há lógica que justifique escolas enviando “para casa online” e pais fazendo as atividades (daquele tipo que conhecemos bem dos livros didáticos) dos filhos.  Não é essa a função da Educação Infantil.

Como as crianças aprendem na Educação Infantil?

Na Educação Infantil as crianças aprendem em interação com outras crianças, estão descobrindo e pesquisando sobre o mundo, precisam de relações desafiadoras, precisam de ter tempo, espaço e materiais para suas descobertas, de se envolver e resolver os próprios conflitos em interações com os outros. Essa é verdadeira função da escola de educação infantil, promover aprendizagens relacionais, reais e significativas. Aprendizagens que dificilmente uma atividade “ligue, risque e copie no papel ou on-line” podem promover. A educação infantil é por excelência, o campo das relações. É tempo de repensar e reconstruir essas novas relações!

É o momento de refletir com sensibilidade e profundidade sobre a cultura da infância, sobre o acompanhamento e parceria das famílias, o papel do trabalho estruturador dos professores e da escola de educação infantil, sobre a utilização de tecnologias e sobre o momento atual, em que uma parcela das pessoas e instituições ainda permanece inerte frente as mudanças no planeta. Não há como continuar a ser do mesmo jeito.  Não dá para ficar parado.

É urgente lançar um olhar profundo sobre os processos que se dão nas escolas, especialmente na educação infantil, que é meu lugar de fala, tendo como ponto de partida os documentos legais, as Diretrizes e a BNCC bem como os teóricos da infância, a fim de compreender a escola, sua organização, a relação com as famílias e o trabalho docente diante desse novo contexto. A visão da escola, dos professores e das famílias sobre as crianças precisa mudar. É urgente!

Enquanto isso, a sugestão é provocar o debate pedagógico na sociedade.

Nas escolas

As escolas estão muito incomodadas, entendendo que se aproximar das concepções de um currículo mais aberto com princípios das pedagogias ativas e considerar nas práticas a cultura digital pode ser o caminho. Tanto na rede pública, quanto na rede privada, novas políticas para promover a participação das famílias, os investimentos na Formação de Professores e na materialidade serão fundamentais nesse processo e devem ser efetivas na diminuição das desigualdades. Para quem já possui as condições necessárias, telefonar ou fazer Hangouts com as famílias , convocar a conversa, exercitar a escuta de todos e se posicionar é premissa nesse momento. Escolas vão ter que se reiventar e será incrível essa transformação!

Nas famílias

Às famílias devem estar mais presentes, apoiando as escolas, entendendo mais sobre os currículos e propostas, participando da vida ativa e ajudando na construção de uma comunidade escolar. Só para lembrar: na educação infantil não há obrigatoriedade de atividades do estilo tradicional Para Casa. E no ensino Fundamental, a atividade é para criança fazer com autonomia, não é para os pais.

Com as crianças!

Crianças estão construindo saberes e buscando entendimento de todas as coisas. É sempre importante falar a verdade, explicar e responder as perguntas de forma simples e direta. Cada criança possui uma realidade que é única e é a partir dela que compreende as relações e as formas de ser e estar no mundo portanto, esse é um momento excelente para a família atuar de forma mais compartilhada. Se na escola a organização dos tempos e espaços traz segurança e conforto, essa rotina também é aconselhável em casa. Ter tempo de brincar livre e na medida da autonomia de cada criança, ter um tempo de ajudar na vida doméstica, de cuidar da sua higiene e alimentação, de interagir com colegas no universo digital, de ficar com os adultos, de ver tv, de ficar a toa. Cuidada e protegida como toda criança tem direito, independente de pandemia. Rotina é sempre fundamental para os bebês e crianças. E para os adultos também, não é mesmo?

Foto: Pixabay

E as(os) professoras(es) da infância?

Aos colegas professores da infância digo que não são poucos nossos desafios. A valorização docente, as condições de trabalho e todas essas mudanças provocam desânimo. Procure estudar e crescer com esse momento, há muito conteúdo gratuito de qualidade sendo ofertado. Assuma seu lugar de protagonista sua transformação!

Sobre o trabalho que foi interrompido, pense que é hora de descentralizar a ação docente, buscar entender verdadeiramente seu trabalho e principalmente, a criança. Quais os interesses e pesquisas que seu grupo estava fazendo? Como apoiar esses processos de modo virtual nesse momento de pandemia? Como estavam começando a construir as relações de afeto? Quais músicas podem relembrar e cantar juntos? Quais histórias preferidas, as que criaram as memórias afetivas com a meninada?

Reflita, fortaleça os vínculos e busque a conectividade com os pequenos e com as famílias. Está tudo bem não saber o que fazer nesse momento de caos. O lado bom é que há experiências interessantes acontecendo. Vamos descobrir juntos nosso caminho, buscar ajuda, apoiar as famílias, os colegas, as escolas e atuar nessa grande rede de relações.

É hora de acompanhar o movimento do mundo, construindo o respeito e a confiança nas crianças. A revolução da educação infantil está batendo na nossa cara. Vai ficar parado ou vai encarar?

 

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