Pages Menu
Categories Menu
Brincantes e brincadeiras encerram a Semana Infância e Consumo em BH

Brincantes e brincadeiras encerram a Semana Infância e Consumo em BH

Quem disse que adulto não brinca? O último dia da Semana Infância e Consumo em BH traz uma série de atividades lúdicas não só para as crianças mas também para os adultos. O evento acontece em Belo Horizonte, no Sesc Palladium, e faz parte das comemorações pelos quatro anos de vida da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Rodrigo Libanio Christo é uma das atrações da despedida da Semana Infância e Consumo em BH que tem como proposta debater, dentre outros temas, a importância do brincar. No dia 10 de junho, sábado, juntamente com o músico Marcos Maia, das 10h às 11h, ele faz o show Brinquedos e os Barbantes Cantarolantes no foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium. Às 14h é a vez do contador de histórias e educador Paulo Fernandes. Ele chega com o Trem de Histórias para animar o público com muita imaginação e aventuras.

Também no dia 10 de junho, das 10h às 16h, crianças de todas as idades acompanhadas de seus responsáveis podem se divertir na instalação lúdica Sentir o mundo – Cama de gato e outras explorações, produzida pela casa de brincar Aldeia Jabuticaba. A instalação é um espaço preparado com atividades desafiadoras e sensoriais. Os objetos de uso do cotidiano ganham novas funções e dividem espaço com materiais inusitados. “Organizados em uma grande estrutura, os materiais ficam ao alcance das crianças para que, acompanhadas de suas famílias, todas possam tocar, puxar, pisar, passar por obstáculos e realizar uma série de descobertas. Uma instalação que enriquece primeiramente os olhos e em seguida invade mãos, pés e todo o corpo”, segundo Pollyanna Xavier, da Aldeia Jabuticaba.

Instalação lúdica – Foto: Bruna Lamas

Apresentação de Rodrigo durante o Dia Mundial do Brincar – Foto: Desirée Ruas

O brincante Rodrigo Farinha de Trigo – Foto: Desirée Ruas

Rodrigo Libanio Christo, ou Rodrigo Farinha de Trigo como costuma se apresentar, completa 41 anos como brincante em julho de 2017. Em sua caminhada em defesa do lúdico, ele incentiva o brincar para todas as idades. As suas apresentações em praças, ruas e eventos atraem os olhares de quem passa. As crianças parecem ficar hipnotizadas com a magia dos barbantes cantarolantes ou brinquedos de madeira que Rodrigo manuseia com inacreditável habilidade. Pais, mães, avós, tios que acompanham as crianças não resistem ao encantamento e entram nas histórias contadas pelo brincante. Criador de centenas de jogos infantis feitos com material reaproveitável, Rodrigo é dessas pessoas que cativam o público pela simplicidade de sua comunicação lúdica. Idealizador do grupo Voluntários Brincantes e grande defensor do brincar e da infância, Rodrigo mantém um canal na Internet onde ensina brincadeiras tradicionais e figuras de barbante.

Ler é criar asas

Outro integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo que vai animar o dia 10 de junho é Paulo Fernandes. Graduado em Filosofia, ator e contador de histórias há 20 anos, Paulo incentiva o gosto pela leitura em crianças e jovens por meio de suas apresentações e também na Internet. Ler é criar asas é o nome do canal no YouTube que reúne os vídeos com indicações de leitura. Participante de vários projetos, como o Piquenique Literário, e pai de dois meninos, Paulo trabalha ativamente no combate ao consumismo infantil e pela valorização do lúdico e da literatura.

Contador de histórias e ator Paulo Fernandes – Foto: Alfredo Lima

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *