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Terceiro encontro planeja ações coletivas

Terceiro encontro planeja ações coletivas

Um teatro abriu suas portas para acolher os participantes da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, no seu terceiro encontro, em São Paulo, no dia 9 de novembro de 2013. O Instituto Brincante e seu trabalho lúdico e cultural deram inspiração para a continuidade das discussões sobre a construção da nova rede em defesa da infância.

Um breve panorama da Rede Brasileira Infância e Consumo já mostrava o quanto caminhamos em cada um dos grupos de trabalho até aquele momento. Mas também apontava que era preciso definir uma linguagem comum a todos, estruturar os canais de comunicação e criar uma identidade. O processo de construção da Rebrinc, com base no processo coletivo, acontecia cada vez mais. Cassio Martinho continuava ao nosso lado, orientando o processo e mostrando o que é ser uma rede.

Para avançar na caminhada, ainda era preciso definir atividades concertadas e planejadas e que teriam como base a missão que estava sendo formulada. E, para isso, cada termo era pensado com muito cuidado pelos diversos especialistas que fazem parte da Rede. Durante o processo de definição da missão, foi discutida a importância do uso do termo consumismo, e não apenas relações de consumo, para enfatizar o problema que atinge crianças e adolescentes, além do público adulto.

 

Primeira ação concertada da Rebrinc: campanha de Natal 2013

Primeira ação concertada da Rebrinc: campanha de Natal 2013 – Foto: reprodução

 

Após uma construção coletiva, tínhamos uma missão: a Rebrinc existia para “sensibilizar, mobilizar e articular pessoas e organizações para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes frente ao consumismo e às relações com o consumo.” No período da tarde, foram formados grupos que discutiram propostas de ações para serem realizadas a curto, médio e longo prazos. Cada grupo apresentou uma ação e depois houve uma votação das propostas. Uma ação questionando o consumismo no período de fim de ano foi uma das sugestões. A campanha chamada “Natal das Dádivas” foi a primeira ação da Rebrinc e foi compartilhada pelo Facebook. A criação de um site para divulgar ações, notícias, pesquisas e indicar links para os estados também fazia parte dos projetos sugeridos. Outra ação definida no encontro seria o apoio à mobilização pelo décimo segundo aniversário do projeto de lei nº 5921 em tramitação, em 12 de dezembro de 2013, que trata da publicidade infantil.

 

Cassio Martinho fala sobre a construção da rede

Cassio Martinho fala sobre a construção da rede – Foto: Desirée Ruas

 

Os nomes sugeridos por meio do grupo do Facebook foram apresentados e votados e ganhamos um nome definitivo Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc. Com nome e missão definidos, o grupo ganhava cada vez mais forma e avançava na sua caminhada.