Pages Menu
Categories Menu
Sexto encontro: consolidação da rede

Sexto encontro: consolidação da rede

Pela sexta vez a Rede Brasileira Infância e Consumo reuniu baianos, paulistas, gaúchos, cearenses, mineiros, cariocas, dentre outros, para continuar o trabalho de consolidação do grupo. O encontro aconteceu novamente no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de julho de 2014. Após abraços de saudação e um rápido café, era hora de conversar novamente sobre o funcionamento da Rebrinc. Começamos com a apresentação dos grupos de trabalho falando sobre suas ações desde o último encontro.

Discussão sobre liberdade de expressão com advogadas da ONG Artigo 19

Discussão sobre liberdade de expressão com advogadas da ONG Artigo 19 – Foto: Desirée Ruas

O fluxo de trabalho online, o engajamento no grupo de discussão da Rede no Facebook, a captação de recursos, a tomada de decisão, as crises e as oportunidades foram alguns dos temas que movimentaram uma dinâmica chamada Open Space, proposta pelo facilitador Tulio Malaspina, do SustentaLab. Cada um podia contribuir para o debate dos temas de forma livre e espontânea, em uma mesa ou em outra, relatando as dificuldades para avançar na realização prática da missão da Rebrinc, além de apontar os caminhos para novas ações. Questões de comunicação e de gestão também foram debatidas.

Em grupos, participantes conversam sobre gestão da rede

Em grupos, participantes conversam sobre gestão da rede – Foto: Leo Paqonawta

Liberdade de expressão As advogadas Camila Marques e Karina Quintanilha, da organização não governamental Artigo 19, falaram sobre liberdade de expressão e liberdade comercial. A exposição contribuiu para a discussão da legitimidade da proibição da publicidade infantil, tema que recebeu o reforço da resolução 163, publicada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conanda, em 4 de abril de 2014. No fim do encontro, uma grande agenda de eventos foi construída conjuntamente com programação até dezembro de 2014, seja com ações próprias da Rebrinc ou dos movimentos que a integram. Mais uma vez, renova-se a energia com contatos presenciais enriquecedores e carinhosos, estreitando os laços entre todos da Rede Brasileira Infância e Consumo. Aumenta-se também a disposição para avançar na reflexão sobre a infância e os apelos da nossa sociedade de consumo. Em breve, mais um encontro!