Rede Brasileira Infância e Consumo completa 3 anos de existência
Esta é uma história muito especial. Conta com a participação da Marialice, da Nádia, da Mariana, do Leo, da Ana Paula, da Isabella, da Lais, do Evandro, do Daniel… e de muitos outros rebrincantes que ajudaram a criar e estruturar a Rede Brasileira Infância e Consumo, a REBRINC.
No dia 19 de junho de 2013, quando pessoas de vários estados do país se juntaram na sede do Instituto Alana, em São Paulo, para uma primeira conversa, nasceu a Rede Brasileira Infância e Consumo. Desde então nossa história foi ganhando forma, muitas pessoas queridas foram se aproximando e ajudando a construir esta caminhada.
Nosso objetivo é ser uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, organizações e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo. Temos como missão “ser uma Rede capaz de despertar a sociedade, especialmente a comunidade escolar e os que produzem conteúdo nas mídias, para as consequências do consumismo na infância”.
A REBRINC atua por meio de iniciativas e projetos sugeridos por seus integrantes, abordando temas como educação e mídia, alimentação saudável, combate ao consumismo infantil, combate à adultização da infância, educação para o consumo, educação para a sustentabilidade, dentre outros.
A historinha a seguir foi criada especialmente para o aniversário de 3 anos da REBRINC pelo Leo Nogueira Paqonawta, pedagogo, artista plástico e catador de histórias que trabalha muito pelo fortalecimento da nossa Rede. E para que o grupo tenha sempre cor, alegria e poesia, Leo cria peças de comunicação que inspiram um olhar especial e nos ajudam a buscar um mundo mais bonito para as crianças.
Junte-se a nós. Venha fazer parte desta história, com o Saci, a borboleta “Alaneta”, em homenagem ao apoio fundamental do Instituto Alana, e todos os personagens que fazem esta caminhada prosseguir em defesa da infância, apesar dos desafios.
Participe do REBRINC pelo Brasil – Eventos colaborativos pela infância. Promova a reflexão sobre o consumismo infantil na sua cidade. Leve o debate sobre a leitura crítica da mídia, a alimentação saudável, o brincar livre e a adultização da infância para sua escola ou organização.