Rebrinc participa de evento do Mapa da Infância Brasileira em SP
A Rede Brasileira Infância e Consumo participou da apresentação da plataforma colaborativa de aprendizagem MIB, Mapa da Infância Brasileira, no dia 12 de novembro na sede do Instituto Alana em São Paulo. A plataforma reúne instituições, fundações, institutos, redes, órgãos públicos, ONGs e OSCIPs, coletivos, voluntários, pesquisadores e empresários que, de alguma maneira, realizam trabalhos que impactam na qualidade de vida de crianças, suas famílias e comunidades.
A coordenadora geral do MIB, Adriana Friedmann, expôs que o foco é colocar a criança no centro de qualquer discussão, e que essa plataforma vai permitir uma melhoria na interlocução entre as várias organizações, voluntários e outros atores, a fim de melhor conduzir os projetos que visam atender os vários problemas da infância.
Por meio dessa ferramenta, será possível descobrir trabalhos, fazer troca de informações e compartilhar conhecimentos e experiências, construídos por todos.
O encontro, nesse momento presencial, contou com mais de trinta grupos diferentes, incluindo algumas secretarias municipais, que tiveram a chance de debater assuntos como educação, financiamento de projetos, integração, mobilidade etc.
Entre os muitos debates, o ponto comum dos grupos foi de afirmar que não há possibilidade de mudanças ou criação de políticas públicas sem a participação da sociedade civil. A própria ocupação das escolas da cidade de São Paulo pelos alunos, como resposta à nova organização imposta pelo Governo Estadual, serviu para exemplificar isso. O movimento também mostrou que essa nova geração está desprendida das grandes instituições.
Outro ponto em comum discutido foi que não há como dissociar educação, de saúde, de esporte, de cultura e de todas as outras áreas importantes na formação do cidadão. Para isso há um projeto em andamento chamado São Paulo Carinhosa que é uma tentativa de aproximar as diversas secretarias da capital paulista. A nova plataforma também poderá contribuir com outros projetos de São Paulo e das demais regiões do país relacionados à infância.
No evento, foi lembrado que, de certa maneira, não existe nada privado, que no final tudo é público, pois as empresas e instituições estão inseridas no público e que qualquer ação sempre provocará impacto na sociedade como um todo.
Para encerrar, as organizações foram divididas em sete grupos para discutirem e proporem melhorias para nova plataforma. Nessa oportunidade a Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, representada pelo designer Ricardo Alves, de São Paulo, aproveitou para lembrar o quanto é importante gerar a ideia de pertencimento e ocupação dos espaços na sociedade.
Colaboração: Ricardo Alves, designer gráfico e integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo
Conheça o Mapa da Infância Brasileira – MIB
Fotos: MIB