Consumo na Escola: alunos de São Paulo realizam feira de trocas
A seção Consumo na Escola apresenta a experiência de uma escola em São Paulo que realiza uma feira chamada Moitará, termo indígena relacionado à troca. Paola Capraro e Silvia Adrião, da Escola Italiana Eugenio Montale, relatam mais detalhes do evento. Conheça a experiência que conta com a moitareka, a moeda da feira de trocas, e faça uma também na sua escola.
Queremos compartilhar com vocês um pouco da experiência que temos desenvolvido em nossa escola com a Feira de trocas e as reflexões sobre uma nova forma de consumo. Desde 2012, desenvolvemos na Escola Italiana Eugenio Montale um denso trabalho de conscientização sobre as questões ambientais e comportamentos sustentáveis, visando um mundo mais equilibrado. Adotamos com os alunos diversas medidas para redução de consumo de materiais não recicláveis, uso consciente da água, desperdício de alimentos, entre outras.
A ação que mais faz sucesso é a Feira de Trocas. Nos anos anteriores, fizemos feiras de trocas de brinquedos e livros que foram realmente muito bem aceitas pela comunidade. Este ano demos um salto ampliando nossa feira para diversos materiais, não só brinquedos ou livros.
Intitulado “Projeto Moitará”, realizamos no sábado dia 14 de novembro, durante nossa Mostra do Saber, a grande feira de trocas. Mais uma vez, toda a comunidade se envolveu e os alunos demonstraram grande entusiasmo. Tudo o que foi trazido, durante a semana anterior ao evento, foi trocado por “moitarekas”, nome dado ao “vale trocas”.
Os alunos do 5º ano ficaram responsáveis pela organização, arrecadação, produção das Moitarekas e dos cartazes para divulgação e regulamento do evento. O grupo foi coordenado pelas professoras Lyris Degam, Sylvia Bianchi e Ingrid Nardelli. Esperamos que ações como esta se espalhem pela cidade, trazendo para todos uma nova forma de resignificar os objetos e a cultura do consumo.
Sua escola também desenvolve atividades interessantes para refletir sobre o consumo? Mande seu relato para a seção Consumo na Escola pelo email contato@rebrinc.com.br
Veja algumas imagens do Projeto Moitará da Escola Italiana Eugenio Montale:
Imagens: arquivo Escola Italiana Eugenio Montale