Natal das Dádivas já está no ar
Ele chegou outra vez. Colorido, cheio de memórias, gostos e cheiros de nossa infância. Mas, apesar de parecer igual, ele está cada vez mais diferente. Cada vez mais um surto consumista, trazendo com ele uma corrida contra o tempo. Mais uma! Os presentes ganharam em dimensão e valor e perderam em ternura e delicadeza. Tudo quase pronto, para ocupar o que nossos avós faziam com as mãos e com capricho. Os sabores cada vez mais padronizados, comprados, tornando o Natal tão mais igual em cada casa.
Eu quero! Preciso conseguir comprar! Trânsito, shoppings lotados, vitrines carregadas, preços elevados e tudo isso para quê mesmo?
O Natal como tempo de renascimento e reflexão – preparando ritualisticamente um novo ano do mundo, celebrando encontros, amizades, sonhos e saberes coletivos – foi ficando para trás. Como seria um Natal que, ao invés de darmos presentes materiais, pensássemos em distribuir dádivas? Que tal pensarmos o que deixamos de distribuir para filhos, amigos, colegas de trabalho durante todo o ano e fazer do Natal um momento de inspiração? Compartilhar desejos não confessados, falar de carinhos sentidos e não ditos, compartilhar tempo que não conseguimos distribuir para os que amamos? Seria possível concentrar nossa energia na delicadeza dos momentos e do nosso melhor fazer para uma distribuição concentrada no “varejo” do Natal?
Pensando num Natal diferente e nas suas possibilidades a Rebrinc – Rede Brasileira Sobre Criança e Consumo – decide ajudar no estímulo à busca do renascimento do Natal, especialmente para nossas crianças. Vamos doar atitudes e gestos? Vamos doar, o que temos muito, para aquelas crianças que pouco tem? Vamos aproveitar para fazer feiras de troca entre as crianças que fazem parte da nossa roda de amor? Vamos investir, todos juntos, no Natal da Dádivas? Um Natal com sentido e significado?
A Rebrinc aposta na criatividade das redes sociais para gerar o movimento do Natal das Dádivas.
Vamos começar a distribuição de nossas dádivas, mensagens para que você possa entrar nessa roda, multiplicando as nossas ou criando outras. Vamos distribuir dádivas! Não vamos celebrar o consumo, mas celebrar dádivas para nossas crianças tão aviltadas no direito de serem crianças. Vamos especialmente distribuir tempo de delicadeza e amor para nossos filhos, netos e amigos de nossos filhos. Fica aqui o Feliz Natal da Rebrinc para todos aqueles que sabem que precisamos ser efetivos em colocar em prática a prioridade: nossas crianças!
Saiba como nasceu a campanha Natal das Dádivas.
Leo Paqonawta e Nádia Rebouças, da Rebrinc, trabalharam na campanha Natal das Dádivas.