Feira de Troca de Brinquedos do Colégio Marista de Belo Horizonte
Pelo segundo ano, em outubro durante a Semana das Crianças, o Colégio Marista Dom Silvério de Belo Horizonte realizou a Feira de Troca de Brinquedos. Participaram os estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental que trocaram bonecos e bonecas, carrinhos, aviões, jogos, bichos de pelúcia e outros brinquedos usados.
Mais que trocar brinquedos usados, a experiência proporciona a construção de um novo conceito em relação ao uso e descarte de objetos, confere novos significados a peças antigas e reafirma o valor humano das relações, que não precisam ser, necessariamente, pautadas na compra e no consumo. “É uma forma engajada e divertida de repensar o consumo exagerado, com a proximidade do dia das crianças. Dessa maneira oportunizamos às crianças uma reflexão que é levada aos pais”, destacou a Coordenadora Pedagógica da Vila Marista, Jaqueline Ramalho, que também é integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc.
O evento da Feira de Troca de Brinquedos faz parte de um movimento nacional, numa parceria com o Instituto Alana (SP), organização não governamental em defesa da infância.