Pages Menu
Categories Menu
Caminhos da Reportagem | Universo do consumo

Caminhos da Reportagem | Universo do consumo

 

 

Entre conquistas e armadilhas, entre a busca por status e a compulsão por gastar, o programa desta semana conta a história de pessoas que buscam uma nova relação com o dinheiro.

A empregada doméstica Tânia Alves saiu do programa Bolsa Família e teve acesso a cartões de crédito pela primeira vez na vida. Comprou geladeira, televisão e micro-ondas. Ela faz parte da classe média em expansão que está conseguindo realizar sonhos de consumo.

O consumo também pode virar pesadelo. Apesar do salário alto, a dentista Célia Perissé acabou nas mãos de agiotas para pagar as dívidas das compras. “Comprava sapatos demais, roupas demais, bolsas demais, tudo de grife. No fim, você tem um armário maravilhoso mas está muito mal”, desabafa.

No grupo dos Devedores Anônimos do Rio de Janeiro, os participantes compartilham experiências para superar a vontade incontrolável de gastar.

Pesquisadores ouvidos pelo programa analisam o comportamento do consumidor a partir dos rumos da economia, do cenário internacional, dos padrões da sociedade e de questões emocionais. “Na verdade, é muito difícil você ser um consumidor mais consciente, mais responsável, porque existe todo um arranjo no mercado do qual é difícil escapar”, afirma o psicólogo Fábio Iglesias.

A educação financeira é um tema em moda. A cada dia, surgem novos aplicativos para celular que ajudam a planejar as contas. e nas escolas, os livros infantis e aulas sobre como controlar as finanças ganham cada vez mais importância.

Além de equilibrar as contas, o consumo envolve a preocupação com o meio ambiente. “O mundo já consome muito mais, pelo menos 50% a mais do que a terra é capaz de prover em recursos naturais”, alerta o gerente de conteúdo do Instituto Akatu, Dalberto Adulis.

Algumas experiências, como a Feira do Troca, no interior de Goiás, apontam alternativas para aproveitar coisas que não têm mais utilidade dentro de casa.