Pages Menu
Categories Menu
Contribuições das Neurociências à Educação – Relato de pesquisa Criança, Consumo e Neuromarketing

Contribuições das Neurociências à Educação – Relato de pesquisa Criança, Consumo e Neuromarketing

 

Autoras: Maria A. Belintane Fermiano, Sonia Bessa e Valéria C.B.Cantelli

A presente pesquisa tem como objetivo levantar informações sobre hábitos de consumo de pré-adolescentes e adolescentes da cidade de São Paulo, pertencentes aos níveis socioeconômicos alto, médio e baixo. A amostra, selecionada intencionalmente, contou com 505 estudantes com idade entre 10 e 16 anos.

Criado em 2008, o Grupo de Estudos em Educação Econômica e Teoria Piagetiana – GAEEC – é um espaço para reflexão, trabalho e pesquisa na área da Alfabetização Econômica e Educação para o Consumo. Como uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP, o GAEEC investiga o comportamento econômico de crianças, jovens e adultos com o objetivo de promover estratégias para a alfabetização econômica e a educação crítica para o consumo, auxiliando as pessoas a se posicionarem como cidadãos conscientes, críticos, responsáveis e solidários. Dentre seu atual foco de estudos e pesquisas, está a inter-relação entre a compreensão do mundo econômico e dos comportamentos de consumo com as descobertas da neurociência, evidenciando a participação da atividade cerebral e dos processos cognitivos nas decisões de compra.