Lembranças de Natais
Por Ana Carolina Pereira Martins – Pedagoga e integrante da Rebrinc
Mais um Natal se aproxima e com ele muitas reflexões e memórias vem à tona. Presentes, brinquedos, família reunida… Lembro-me, ainda hoje, da ansiedade com que eu e meu irmão esperávamos chegar as férias, para poder viajar para o Rio de Janeiro e passar as festas de Fim de Ano com nossos avós.
Especialmente o Natal, era muito divertido! Havia uma alegria enorme para receber os presentes, e a expectativa da família em ver o sorriso estampado em nosso rosto. Entretanto, hoje me dou conta, de que mais do que esperar pelo o Papai Noel, ficávamos felizes por estarmos com nossa família.
Ainda mantemos nosso ritual de todos os Natais, sentamo-nos para cear, conversamos, damos risadas e à meia-noite, como somos católicos, fazemos nossa oração de mãos dadas agradecendo o ano que tivemos e fazendo preces para o ano que virá, e acendemos uma vela para cantarmos parabéns ao Menino Jesus. O Papai Noel vinha depois de tudo isso e era muito rápido, pois assim que abríamos os presentes caíamos nos sono.
Mais que presentes, em cada Natal posso perceber o quanto minha família está presente e se faz presente, e isso é o que realmente importa para mim e fica marcado em minhas lembranças.
Pequenas histórias de Natal é um espaço para expressarmos nossos sentimentos e lembranças acerca das comemorações natalinas de ontem e de hoje. Envie seu texto para contato@rebrinc.com.br