Pages Menu
Categories Menu
Rebrinc faz aniversário em evento pela defesa do verde em BH

Rebrinc faz aniversário em evento pela defesa do verde em BH

O aniversário de cinco anos da Rede Brasileira Infância em Consumo – Rebrinc foi comemorado em Belo Horizonte no evento Crianças e Artistas pela Mata do Planalto. Uma realização da Associação Comunitária do Planalto e Adjacências, do movimento Salve a Mata do Planalto e do movimento BH pela Infância, a mobilização reuniu mais de quinhentas pessoas no Parque do Planalto, na região norte da capital mineira.

Atividades como o Piquenique Literário com o contador de Histórias Paulo Fernandes, o show Brinquedos Cantarolantes com Rodrigo Libanio Christo e Eugênio Britto, e a apresentação do Quintal da Guegué animaram crianças e adultos. Todos os artistas celebraram o aniversário da Rebrinc enfatizando a proteção dos direitos da infância e a preservação da natureza em suas músicas e histórias.

Unir a comemoração da Rebrinc com um evento que reivindica a preservação de uma importante área verde de Belo Horizonte foi a forma encontrada para falar sobre a relação das crianças com a natureza, explica Desirée Ruas, integrante da Rebrinc e idealizadora do movimento BH pela Infância. “Sabemos o quanto o combate ao consumismo infantil passa pela manutenção e ampliação das áreas verdes e de lazer de uma cidade. Integrar a infância nesta luta é uma forma de alfabetizarmos ecologicamente nossas crianças”, explica Desirée Ruas, que também é educadora ambiental. Na ocasião, a Rede Brasileira Infância e Consumo foi homenageada com o diploma “Protetora da Mata do Planalto” pelo seu trabalho em defesa da natureza da cidade.

Criada em junho de 2013, a Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo.

O núcleo BH da Aliança pela Infância marcou presença com a representante Pollyanna Xavier. Educadoras da Vila Marista do Colégio Marista Dom Silvério também prestigiaram o evento com atividades de leitura. Escolas da região norte de Belo Horizonte também participaram no plantio de mudas e atividades diversas: Escola Municipal Lídia Angélica, Escola Municipal Tristão da Cunha e Umei Jardim Guanabara.

Natureza contra o consumismo infantil

O evento teve como objetivo chamar a atenção de toda a população para a importância da preservação integral do verde que ainda resta na cidade. A Mata do Planalto é uma área localizada na região norte de Belo Horizonte e tem quase 200 mil metros quadrados que formam um corredor ecológico com a vegetação do vizinho Parque do Planalto, com uma área de 26 mil metros quadrados. Assim como a Mata do Jardim América, que fica na região oeste da cidade, a Mata do Planalto foi adquirida por uma construtora que planeja a construção de torres de apartamentos no local. Ao longo dos últimos anos, moradores, movimentos e organizações se engajaram na luta contra a transformação das duas áreas em condomínios residenciais.

A Mata do Planalto possui bioma de Mata Atlântica com diversas nascentes que formam o Córrego Bacuraus, que deságua no Rio das Velhas. A flora é composta por Ipê Amarelo, Jacarandá da Bahia e outras espécies ameaçadas de extinção. Sua fauna conta com mais de setenta espécies de aves, como tucano, saracura, beija-flor de fronte violeta e outras ameaçadas de extinção, além de micos e vários répteis.

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, esteve no evento e reafirmou o compromisso da Prefeitura de buscar meios para a preservação integral da área. Veja aqui o vídeo.

Integrantes da Rebrinc de Belo Horizonte na comemoração dos 5 anos da Rede – Colégio Marista Dom Silvéro, movimento BH pela Infância, Rodrigo Libanio Christo e Eugênio Britto do projeto Voluntários Brincantes, Piquenique Literário com Paulo Fernandes.

Dezenas de mudas doadas pelo Projeto Pomar BH e Boi Rosado Ambiental foram plantadas no Parque

Indígenas Pataxós e Kamakãs participaram da abertura do evento e do plantio de árvores

Os contadores de histórias Paulo Fernandes e Pierre André

Piquenique literário com Paulo Fernandes

Rodrigo Libanio Christo e Eugênio Britto na comemoração de cinco anos da Rebrinc

Show Canções para brincar e ser feliz do Quintal da Guegué

 

Desirée Ruas, representando a Rebrinc, homenageada com o diploma “Protetora da Mata do Planalto”

Pollyanna Xavier, do núcleo BH da Aliança pela Infância, com Miguel e Alice

Vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, recebe diploma de protetor da Mata do Planalto e defende preservação da área

 

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *