Pages Menu
Categories Menu
III Fórum Cultura Infância acontece em Fortaleza

III Fórum Cultura Infância acontece em Fortaleza

 

O debate sobre o acesso à cultura por crianças e adolescentes, dentre outros temas, está na pauta do III Fórum Nacional Cultura e Infância. O evento acontece no Hotel Iracema, em Fortaleza, entre os dias 12 e 14 de maio de 2017. O Fórum vai dar continuidade aos documentos elaborados nos dois fóruns anteriores que aconteceram no Teatro do Jockey/Rio de Janeiro, em 2013 e 2014, dentro do FIL Festival.

A ideia principal do Fórum é contribuir com a implementação de uma Política Pública de Estado para a Cultura Infância, considerando o Plano Nacional de Cultura, Plano Estadual de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura como focos iniciais

“A Cultura Infância acolhe manifestações e processos culturais e artísticos produzidos por crianças, adolescentes e adultos, além de processos de participação e criação coletiva, que visam investigar e pensar a infância”, explica Karen Acioly, integrante do GT Nacional Cultura Infância.

Para Karen, “o evento é de fundamental importância para continuarmos o que começamos para que as crianças e adolescentes do nosso país tenham acesso à cultura. Nós precisamos continuar este debate, independente de quem esteja no governo”.

O Grupo de Trabalho Nacional Cultura Infância reúne profissionais de reconhecida atuação em diversas áreas da cultura em um encontro de diálogo, articulação em rede nacional e escuta pública para o aprofundamento do documento elaborado em 2014: Uma política pública para a Cultura da Infância, transversal e “multidisciplinar”, com o objetivo de implementação desta política nas esferas governamentais. A Rede Brasileira Infância e Consumo também faz parte do GT Cultura Infância.

Programação:

Dia 12/05 – Mesa de Abertura

Das 19h às 20h: com Jean-Pascal Quiles, Adido Cultural da Embaixada da França no Brasil – “Políticas de Cultura Infância na França”; Humberto Cunha, professor de Direitos Culturais da UNIFOR – “Federalismo Cultural” e Rachel Gadelha, Assessora da SECULT/CE – “Plano Cultura Infância do Ceará”

Das 20h às 21h: Debate

Dia 13/05 Debates e formatação das proposições

Das 8h30 às 12h30: Eixos temáticos: Institucionalização (Atribuições dos Governos Estaduais, Financiamento e Monitoração/ avaliação) – Cidadania e diversidade cultural

Das 14h às 18h: Eixos temáticos: Educação e Cultura – Linguagens artísticas – Patrimônio Cultural

Dia 14/05 – Criação dos Grupos de Trabalho – Das 8h30 às 10h30

 

Informações gerais – III Fórum Nacional Cultura Infância em Fortaleza

Conheça a página GT Cultura Infância

 

Leia também:

Saiba como foi o II Fórum Cultura Infância

Carta do Rio incentiva cultura para a infância

A Carta do Rio e os desafios para a Cultura Infância no Brasil  (entrevista com Clarice Cardell)

Documentos importantes do Fórum Cultura Infância:

Carta de Brasília

Carta do Rio – Fórum Nacional Cultura Infância

Deliberações junto ao Ministro da Cultura em 2015

Documentos finais do II Fórum Nacional Cultura Infância

Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura

Lei 13006 2014

Plano Cultura Infância do Ceará – Lei de Cultura Infância

Plano Nacional de Cultura

 

Imagens dos fóruns anteriores realizados no RJ:

Fotos: Andrea Nestrea – I Fórum Nacional Cultura Infância

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *