Pages Menu
Categories Menu
Carta das crianças em defesa do verde de BH

Carta das crianças em defesa do verde de BH

Nós, crianças de Belo Horizonte, pedimos aos nossos representantes que cuidem das últimas áreas verdes da cidade. Sabemos que em BH já existem alguns parques e áreas de preservação da natureza. Mas nós precisamos de mais. E sabemos também que algumas áreas verdes não estão protegidas e por isso elas podem desaparecer se vocês, adultos, não agirem rápido. A Mata do Planalto, a Mata do Jardim América e outras que existem em Belo Horizonte e região não podem se transformar em prédios, shoppings, ruas e viadutos.

Nós, crianças, por vivermos em cidades, cheias de asfalto e construções, temos pouco contato com áreas verdes, pássaros, árvores, borboletas e rios. Vivemos rodeadas por carros, poluição, barulho e obras artificiais. E o que nós, crianças, precisamos é ter contato com ambientes naturais. Muitos pesquisadores já afirmaram: as crianças de hoje têm carência de natureza. Queremos poder ver o voo do tucano, ouvir o canto da saracura, apreciar o colorido das borboletas, brincar nas árvores, respirar ar puro e ver o verde espalhado pela cidade.

Senhor Prefeito de Belo Horizonte, nós não podemos perder nem um pedacinho da Mata do Planalto e da Mata do Jardim América. Nós precisamos preservar todas as matas que ainda restam. Elas são a casa de muitas espécies animais e vegetais. Nós devemos ser os guardiões da natureza para o futuro. Pedimos que as árvores permaneçam lá, assim como todas as espécies, as grandes e as bem pequeninas que não conseguimos ver com nossos olhos.

Prédios podem ser construídos em outros lugares onde a natureza já não existe mais. A natureza que existe na Mata do Planalto, por exemplo, só existe ali. Ela é única. Assim como cada criança. Se as pesquisas comprovam que o contato da criança com a natureza é muito importante para o desenvolvimento e para a saúde da infância, nós precisamos que o verde que resta na cidade seja bem cuidado. Cada praça, cada parque, cada árvore, cada mata…

Pelas crianças que vivem hoje em Belo Horizonte e por todas que ainda vão nascer daqui a alguns anos, ou daqui a muitos anos, pedimos que nossos representantes criem formas de garantir que o nosso direito de viver em um ambiente ecologicamente equilibrado seja garantido.

Nós pedimos que as matas da cidade de BH sejam 100% preservadas.

Maio de 2018
Crianças de Belo Horizonte
Movimento Salve a Mata do Planalto
Associação Comunitária do Planalto e Adjacências
Movimento BH pela Infância

Ilustração: Wederson Moraes

Saiba mais sobre o evento Crianças e Artistas pela Mata do Planalto aqui.

 

Vista aérea da Mata do Planalto, na região norte de Belo Horizonte

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *