Pages Menu
Categories Menu
Rebrinc na Vila Marista: consumismo infantil em debate

Rebrinc na Vila Marista: consumismo infantil em debate

Rebrinc: um convite ao ativismo pela infância foi o tema da palestra realizada por Desirée Ruas, jornalista e integrante da Rebrinc, no dia 17 de junho de 2015 em Belo Horizonte. O encontro aconteceu na Vila Marista durante a formação continuada realizada pelo Colégio Marista Dom Silvério, com a presença das educadoras da Educação Infantil. O convite veio da também integrante da Rede, Jaqueline Ramalho, que é coordenadora pedagógica da Vila.

O que é consumismo infantil e e como incentivar a sua reflexão no ambiente escolar? Qual o papel da escola e da família no aprendizado das escolhas alimentares? Como combater a pressão dos apelos para o consumo sobre as crianças? O que é a resolução 163 do Conanda? O que faz a Rede Brasileira Infância e Consumo? Essas foram algumas das questões que nortearam o bate-papo entre Desirée e as professoras da Vila Marista.

O Colégio Marista de Belo Horizonte, também integrante da Rebrinc, adota uma postura de crítica ao consumismo infantil, sobretudo com os alunos da Educação Infantil. Ele incentiva, por exemplo, a alimentação saudável na merenda escolar, além da realização de feiras de troca de brinquedos. Durante a conversa, as professoras contaram exemplos de como o incentivo ao consumo e a adultização da infância são uma realidade que precisa ser encarada de frente.

Para Desirée Ruas, o caminho é longo e é preciso muita paciência e esforço para sensibilizar as famílias para a mudança de postura. “Temos que perceber quais são as pressões que existem sobre as crianças e suas famílias, empurrando-as para um consumo que não é saudável nem sustentável, e mostrar as alternativas. Podemos buscar opções que sejam melhores para as crianças em todos os sentidos. E a escola tem um papel muito importante nesse processo”, comentou a jornalista.

 

Rebrinc participa da formação continuada no Colégio Marista em Belo Horizonte

Rebrinc participa da formação continuada no Colégio Marista em Belo Horizonte

 Foto: Arquivo Marista

Publicado em 20/06/2015

Veja aqui outras ações da Rebrinc pelo Brasil

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *