Pages Menu
Categories Menu
Projeto Bicicleta na Escola

Projeto Bicicleta na Escola

Menos poluição, mais saúde, menos sedentarismo e mais integração com a cidade. A bicicleta ganha cada vez mais espaço no cenário urbano. E enquanto as ciclovias vão se multiplicando pelo país, um projeto em Florianópolis também incentiva o uso da bicicleta pelos estudantes da rede municipal de educação.

Quem nos conta sobre o projeto é Ana Destri, professora da rede pública e integrante da Bike Anjo Floripa, um grupo de voluntários que ensina a andar de bicicleta no trânsito. “O projeto Bicicleta na Escola surgiu em 2012, como piloto na escola pública onde leciono, aqui em Florianópolis. Partiu da necessidade das próprias crianças que me viam chegar de bicicleta para trabalhar”. Ela conta que, no início, o objetivo maior era conhecer um pouco da história da bicicleta. Com o passar do tempo, surgiram outras necessidades que estavam latentes, como o ir e vir para a escola de bicicleta com segurança.

“A ideia nasceu no momento em que percebemos que as crianças estavam indo de bicicleta para a escola, transformando o brinquedo em meio de transporte. E como as ruas não são pensadas para os pedestres e muito menos para as bicicletas, começamos a pensar numa forma de orientar e fazer valer o direito de ir e vir”, explica Ana. Em 2013, o projeto foi apresentado para a Secretaria Municipal de Educação. Os principais objetivos são orientar as crianças que utilizam a bicicleta como transporte escolar a ir e vir com segurança; apurar o senso crítico com relação à mobilidade urbana; e o respeito ao outro.

Ana Destri conta que a metodologia varia de turma para turma e depende muito do profissional que atua. “Numa escola no norte da ilha, uma professora do 3º ano trouxe a questão da bicicleta como forma de tratar o meio ambiente, de como está a vida no planeta e o que podemos fazer melhorar a situação. Foi um breve trabalho mas bastante significativo. Todas as abordagens feitas com as crianças são de forma lúdica e respeitando o momento de cada uma”, conta.

O grupo de amigos, formado por Ana, Guilherme, Sérgio, Peters, Jorge e Georgia, pedalantes que acreditam na possibilidade de um mundo com mais respeito, deu forma ao projeto com o apoio do Bike Anjo, ASBICI/Turma da Bicicleta, GEPROS e ViaCiclo.

Através da conscientização ecológica, por uma cidade menos barulhenta, menos poluída, tornando os sentidos mais aguçados, o grupo pretende ampliar ainda mais o seu trabalho nas escolas de Floripa, já que muitos professores de outras áreas estão abraçando a causa, como os de Geografia, História ou Português.

E a Rebrinc parabeniza o grupo pela iniciativa e pela possibilidade de refletir sobre consumo, infância, interação com o espaço urbano e preservação ambiental de um jeito criativo e envolvente.

Para saber mais acesse: Bicicleta na Escola e Bike Anjo Floripa

foto_bike2

foto_bike3

foto_bike1

Fotos: Arquivo Bicicleta na Escola

 

Publicado em 30/05/2015

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *