Pages Menu
Categories Menu
Educação para a Paz: um compromisso de todos

Educação para a Paz: um compromisso de todos

Por Silvia Adrião – Integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo

Após o atentado na escola na cidade paulista de Suzano, o clima de preocupação e apreensão aumentou na sociedade e, como não poderia deixar de ser, também em nossa comunidade escolar. A Cultura de Paz é um dos princípios norteadores da nossa proposta pedagógica e, apesar deste tema estar sempre presente em nosso trabalho cotidiano, a equipe docente sentiu a necessidade de organizar alguma ação mais pontual que refletisse nosso posicionamento diante do atual contexto e que também promovesse um momento de partilha, fomentando a Paz e a comunhão.

Acreditamos que seja um dos principais papéis da escola ajudar as crianças a terem esperança de que um mundo melhor é possível. Sendo assim, no sábado, dia 30 de março de 2019, realizamos a nossa primeira “Caminhada pela Paz” ou “Camminata per la Pace”, como chamamos aqui na Escola Italiana Eugenio Montale – que faz parte da Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc – que contou com a presença de pais, alunos, docentes e autoridades. Foi a forma que encontramos para manifestar nosso enorme desejo de uma sociedade mais pacífica, respeitosa e de promover nosso compromisso com uma educação humanizadora.

Como a escola faz parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO), enviamos o convite à coordenação nacional para que outras escolas se unissem a nós neste momento ou que, inspiradas em nossa iniciativa, também promovessem ações pela Paz, para além dos muros da escola. Para criarmos um ambiente educativo onde se educa na e para a paz e a boa convivência, é preciso que se forme uma verdadeira rede de ações e de apoio aos alunos e professores, trabalhando para diminuir o impacto do individualismo e da competição que paira na sociedade. Compartilhamos alguns registros deste momento com a certeza de que somos uma gota no oceano, mas que não estamos sós nesta caminhada:

Fotos: Escola Italiana Eugenio Montale

Saiba mais sobre a colunista Silvia Adrião:

Sou pedagoga, especialista em Construtivismo/Educação e Mestre em Sociologia da Educação.Tenho mais de 20 anos de experiência no trabalho com crianças e na defesa da cultura infantil. Sou pesquisadora e apaixonada por Literatura infantil e pela abordagem de ensino Italiana de Reggio Emilia. Encontrei na Rebrinc um espaço para ampliar o debate e o alcance das reflexões sobre infância.

Fale com a autora: contato@rebrinc.com.br

Foto: Pixabay

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *