Pages Menu
Categories Menu
Educação financeira e consumismo infantil em debate em BH

Educação financeira e consumismo infantil em debate em BH

 

“Mais do que saber planejar as despesas, as famílias precisam ensinar a crianças e jovens a questionar o excesso de estímulos para o consumo e a consumir de forma sustentável”, ensina a consultora financeira Adriana Fileto. Ela é a convidada do bate-papo “Educação financeira e consumismo infantil”, que acontece em Belo Horizonte, no dia 30 de agosto, às 19h30, na casa de brincar Aldeia Jabuticaba. Com inscrições gratuitas, o evento é direcionado a pais, mães, educadores e todos os interessados nas temáticas infância, consumo e sustentabilidade.

De que forma a educação financeira pode contribuir para combater o consumismo infantil?

Adriana explica que a educação financeira visa, além de melhorar a compreensão dos indivíduos sobre os conceitos e produtos financeiros, promover uma reflexão sobre consumo e sustentabilidade. Para a consultora e integrante da REBRINC, a educação financeira voltada para a infância deve ser realizada não só nas escolas mas também em casa, por meio de exemplos e práticas. “Quando os pais e os educadores compartilham conhecimentos e práticas sobre a educação financeira sustentável com as crianças, certamente eles estão questionando e combatendo o consumismo infantil que é tão propagado nos dias de hoje”, resume Adriana.

O papel das famílias é fundamental em um mundo marcado pelas variadas pressões para a compra de produtos. “É muito importante que os pais conversem com os filhos sobre consumo, dinheiro e crédito, avaliando as reais necessidades e os desejos. Os filhos precisam aprender que nem tudo o que eles veem deve ser comprado, que se deve avaliar a necessidade da compra e o impacto gerado nas finanças da família e no meio ambiente”, aconselha.

Autora do livro “Cuide do seu bolso e do planeta – Um guia para decisões financeiras sustentáveis“, a economista Adriana Fileto atua com adultos, crianças e adolescentes em trabalhos de educação financeira e em campanhas educativas. Em parceria com a Fecomércio Minas (SENAC-MG e SESC-MG) e a Câmara Municipal de Belo Horizonte, idealizou e executou o Projeto Crédito Consciente para Jovens. Esse projeto, que foi um dos finalistas do 3º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade de 2013, em São Paulo, promoveu educação financeira para milhares de jovens.

Evento Rebrinc em BH

Ação colaborativa 

O evento “Educação financeira e consumismo infantil”, com a participação de Adriana Fileto, faz parte do “REBRINC pelo Brasil – Eventos colaborativos pela infância”, em comemoração aos três anos da Rede Brasileira Infância e Consumo. De junho a agosto, cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Brasília realizaram palestras, feiras de troca, atividades em escolas e praças para levar o debate dos temas consumo e infância a públicos variados.

A psicóloga e integrante da REBRINC, Pollyanna Xavier, também participa da organização do evento. Para ela, o bate-papo sobre educação financeira e consumismo tem como objetivo promover a cultura da infância e o desenvolvimento integral e saudável. “É importante para a gente participar e promover ações que tenham esse foco”, avalia Pollyanna que atua em iniciativas a favor da infância e contra o consumismo na capital mineira.

A Rede Brasileira Infância e Consumo, REBRINC, é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo.

Como a REBRINC é uma rede, o seu processo é horizontal e colaborativo. A nossa missão é “ser uma Rede capaz de despertar a sociedade, especialmente a comunidade escolar e os que produzem conteúdo nas mídias, para as consequências do consumismo na infância.”

 

Informações:

Evento em Belo Horizonte: REBRINC pelo Brasil – Bate-papo “Educação financeira e consumismo infantil”

Dia: 30 de agosto de 2016 – terça-feira

Horário: das 19h30 às 21h

Local: Casa de Brincar Aldeia Jabuticaba (Rua Orange, 30 – bairro São Pedro – Belo Horizonte)

Mais informações: contato@rebrinc.com.br

Inscrições gratuitas aqui.

Vagas limitadas

 

 

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *