Pages Menu
Categories Menu
Semana Infância e Consumo em BH debate o consumismo e o brincar

Semana Infância e Consumo em BH debate o consumismo e o brincar

Exibição de documentários, debates, oficinas e shows acontecem de 6 a 10 de junho durante a Semana Infância e Consumo em BH. O evento, que é gratuito, acontece no Sesc Palladium e faz parte do movimento Rebrinc pelo Brasil – Eventos Colaborativos pela Infância que comemora o aniversário de quatro anos da Rede Brasileira Infância e Consumo.

De 6 a 9 de junho, acontece a exibição de quatro documentários da Maria Farinha Filmes: Criança, a Alma do Negócio, Território do Brincar, Tarja Branca e Muito Além do Peso. Após as exibições, que acontecem sempre às 19h, haverá debate com especialistas sobre os temas dos filmes.

Para Desirée Ruas, integrante da Rebrinc e organizadora do evento em BH, “o debate contribui para que os educadores possam levar os filmes para a sala de aula como instrumento pedagógico. As produções estimulam o pensamento crítico sobre a publicidade, sobre os apelos para o consumo, a adultização e a importância do lúdico na infância. E para as famílias, ter contato com os documentários estimula o cuidado com as crianças, com o consumo e com o brincar”.

No sábado, dia 10 de junho, a programação foi pensada para reunir crianças e adultos na reflexão sobre a infância, o brincar e o consumo por meio de músicas, histórias, oficinas e bate-papos.

O foyer do Sesc Palladium ganha a instalação lúdica da Aldeia Jabuticaba “Sentir o mundo – Cama de gato e outras explorações”, um espaço preparado com atividades desafiadoras e sensoriais para crianças de todas as idades. “Objetos de uso do cotidiano ganham novas funções e dividem espaço com materiais inusitados. Organizados em uma grande estrutura, os materiais ficam ao alcance das crianças para que, acompanhadas de suas famílias, todas possam tocar, puxar, pisar, passar por obstáculos e realizar uma série de descobertas. Uma instalação que enriquece primeiramente os olhos e em seguida invade mãos, pés e todo o corpo” explica Pollyanna Xavier, criadora da instalação e coordenadora da Casa de Brincar Aldeia Jabuticaba.

Também no foyer, na parte da manhã, às 10h, os Voluntários Brincantes apresentam “Brinquedos e os Barbantes Cantarolantes”. Rodrigo Libanio Christo e Marcos Maia prometem música e brincadeiras para adultos e crianças de todas as idades. Há mais de quarenta anos, o educador e brincante Rodrigo Libanio leva alegria para várias partes do Brasil com suas histórias cantadas e jogos educativos confeccionados com material reaproveitado.

Já na parte da tarde, às 14h, no show “Trem de histórias”, as crianças e os adultos são convidados a embarcar em um trem imaginário que passeia por várias regiões do país e pelo mundo onde, a cada parada, uma história é contada com a participação da criançada. O educador e contador de histórias Paulo Fernandes é quem comanda a viagem pelo mundo da imaginação.

Também no sábado, a educadora financeira Adriana Fileto realiza dois momentos de reflexão sobre o consumo. Às 11h15, adultos e crianças participam juntos do bate-papo “Mesada e Educação Financeira Sustentável: uma reflexão para pais e filhos”. “A mesada pode ser uma boa ferramenta de educação financeira para as crianças e jovens se for bem estruturada. A ideia central deste bate-papo é refletir sobre como pais e filhos podem juntos administrar a mesada”, explica Adriana Fileto, que é economista e Mestre em Administração.

Às 15h15, o bate-papo “Educação Financeira Sustentável e consumismo infantil” tem como objetivo refletir sobre consumo, sustentabilidade, publicidade infantil e consumismo e apontar caminhos possíveis para uma educação financeira sustentável das crianças. Com a educadora financeira Adriana Fileto, autora do livro “Cuide do Seu Bolso e do Planeta – Um guia para decisões financeiras sustentáveis” (Editora Miguilim), dentro da programação da Semana Infância e Consumo em BH.

Para aprender brincando

Também no sábado dia 10 de junho, para crianças a partir de cinco anos, acontece a oficina “Jogo da Boa Compra”, às 15h15. A atividade simula compras em um mercadinho de alimentos saudáveis e permite que as crianças reflitam sobre escolhas, necessidades, desejos, alimentação saudável e aprendam noções básicas de sustentabilidade, orçamento, economia, como evitar desperdício e poupar para sonhos futuros. O “Jogo da Boa Compra” é leve, divertido e educativo. O Jogo da Boa Compra foi idealizado por Adriana Fileto, educadora financeira; Fabíola Gabriel, educadora ambiental e arte educadora; e Yara Ávila, psicóloga clínica e educacional com especialização em Educação e Gestão Ambiental.

 

Saiba mais pela página da Rebrinc no Facebook ou pelo email contato@rebrinc.com.br.

Programação completa da “Semana Infância e Consumo em BH”

(Sesc Palladium – Belo Horizonte)

 

06 de junho de 2017 – terça-feira (das 19h às 21h): Documentário Criança, a Alma do Negócio – Exibição e debate com a psicopedagoga Cristina Silveira, o educador Paulo Fernandes e a nutricionista Cláudia Dias.

 

07 de junho de 2017 – quarta-feira (das 19h às 21h): Documentário Território do Brincar – Exibição e debate com o pesquisador em folclore lúdico Luiz Trópia, a cantora Ana Cristina e a jornalista Valéria Mendes.

 

08 de junho de 2017 – quinta-feira (das 19h às 21h): Documentário Tarja Branca – Exibição e debate com a psicanalista Pollyanna Xavier, a pedagoga Maria Beatriz Vasconcelos, a pedagoga Ana Carolina Calazans e a psicopedagoga Aline Ferreira e o brincante Rodrigo Libanio Christo. 

 

09 de junho de 2017 – sexta-feira (das 19h às 21h): Documentário Muito Além do Peso – Exibição e debate com a nutricionista Anelisa Terrola, a nutricionista Luciana Vacari, a fisioterapeuta Nicole Bernardes e o jornalista Antônio Coquito.

10 de junho de 2017 – sábado

Das 10h às 16h – Instalação lúdica da Aldeia Jabuticaba “Sentir o mundo – Cama de gato e outras explorações” (para crianças de todas as idades e seus responsáveis) – Foyer Augusto de Lima

Das 10h às 11h – “Brinquedos e os Barbantes Cantarolantes” com Rodrigo Libanio Christo e Marcos Maia – Foyer Augusto de Lima

Das 11h15 às 12h15 – Bate-papo “Mesada e Educação Financeira Sustentável: uma reflexão para pais e filhos” com Adriana Fileto (para adultos e crianças a partir de 8 anos) – Cinema

Das 14h às 15h – “Trem de histórias” com o educador e contador de histórias Paulo Fernandes – Foyer Augusto de Lima

Das 15h15 às 16h30 – bate-papo “Educação Financeira Sustentável e consumismo infantil” com Adriana Fileto – Sala Multiúso

Das 15h15 às 16h30 – Oficina Jogo da Boa Compra (para crianças a partir de 5 anos) – Sala Multiúso

Todas as atividades são gratuitas. Vagas limitadas e inscrições por ordem de chegada. O Sesc Palladium fica na avenida Augusto de Lima, 420, no centro de Belo Horizonte.

Instalação Lúdica da Aldeia Jabuticaba para crianças de todas as idades

 

Documentários, shows de Rodrigo Libanio e Paulo Fernandes e bate-papo sobre educação financeira sustentável com Adriana Fileto

 

Oficina Jogo da Boa Compra para crianças a partir de cinco anos

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *