Pages Menu
Categories Menu
REBRINC participa da Feira Grátis da Gratidão em BH

REBRINC participa da Feira Grátis da Gratidão em BH

 

A Rede Brasileira Infância e Consumo – REBRINC promove contação de histórias e rodas de conversa sobre temas como infância, consumo, natureza, brincar livre e ocupação dos espaços públicos, além de outras atividades para crianças e adultos, na XII Feira Grátis da Gratidão. O evento acontece no domingo, dia 10 de julho, em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, das 13h às 16h.

cartaz_feira_gratidao3

 

A participação na Feira Grátis da Gratidão faz parte da programação do aniversário de três anos de existência da Rede Brasileira Infância e Consumo. Como a REBRINC é uma rede e o seu processo é horizontal e colaborativo, a comemoração do aniversário vai acontecer por meio dos “Eventos Colaborativos pela Infância“. Eles podem acontecer a partir da mobilização voluntária de pessoas que se importam com a causa na forma de exibição de vídeos, palestras, rodas de conversas ou outra atividade que ajude a refletir sobre o tema consumismo infantil em qualquer cidade do país. Já aconteceram eventos comemorativos da REBRINC em escolas, universidades e outros espaços em Porto Alegre, em São Paulo, e também estão previstos em Brasília, no Rio de Janeiro e em Fortaleza.

Com a participação de pais, mães, educadores e profissionais de diversas áreas, a REBRINC tem a missão de “ser uma Rede capaz de despertar a sociedade, especialmente a comunidade escolar e os que produzem conteúdo nas mídias, para as consequências do consumismo na infância.”

O que é a Feira Grátis da Gratidão?

O convite da Feira já esclarece: “cada um contribui, voluntariamente e espontaneamente, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Lembramos que se for preciso consertar, lavar ou costurar algo, conserte, lave e costure antes de levar para a Feira. Não leve o que não pode mais ser utilizado. É indispensável que sejam oferecidos bons serviços e bens em bom estado ao próximo. É preciso fazer ao outro o que gostaria que fizesse a você. Nossa missão é disseminar um movimento sócio-político-econômico por uma cultura de Paz Mundial e a felicidade de todos os seres. Com pequenos gestos, podemos tornar este mundo um lugar melhor de se viver.”

Como explica Alcione Kolanscki, uma das organizadoras e apoiadoras da Feira Grátis da Gratidão de Belo Horizonte, o evento é uma intervenção urbana afetiva. Seu lema é “traga o que quiser (ou nada) e leve o que quiser (ou nada)”. Ele estimula um novo modo de se relacionar com o dinheiro e dá vida ao consumo colaborativo que aumenta a vida útil de objetos, economiza recursos e possibilita uma relação mais solidária entre as pessoas.

A proposta da Feira é ser uma prática que possibilita o acesso a bens e serviços sem que haja necessariamente uma troca por outro produto ou por dinheiro. É um chamado crítico para uma tomada de consciência ao modelo de consumo excessivo. Um convite a repensar valores e reavaliar a forma como lidamos com o dinheiro.

Qualquer coisa que esteja em bom estado e limpo pode ser levado para a Feira. Pode-se usar panos para organizar os objetos ou uma mesa, cabides, etc… Na Feira, além dos objetos, é possível servir chá, fazer biscoitos, dar uma lembrança do evento, arte ou serviço e também performances, massagens gratuitas, cortes de cabelo, oficinas, palestras, filmes, shows, música, aulas, danças, jogos, risos, abraços e espetáculos gratuitos de qualquer tipo, poesias, contação de histórias, desenhos, dobraduras, bordados….

Ela conta que foi na Argentina que o movimento começou com Ariel  Rodriguez Bosio, criador de “La Gratiferia”. A ideia de incentivar o desapego, a troca e a doação partiu de Buenos Aires e se espalhou por outros lugares do mundo, chegando a Belo Horizonte em maio de 2013.

Movimentos contra o consumismo 

Assim como a Rede Brasileira Infância e Consumo, que é horizontal e colaborativa, a Feira Grátis da Gratidão de Belo Horizonte também acontece por meio da ação voluntária e coletiva. Ambas têm três anos de vida e disseminam a reflexão sobre o consumo. “Somos pessoas que doamos e compartilhamos o que podemos. Qualquer pessoa pode ajudar a organizar, divulgar, criar e recriar. A Feira é um convite para separar e aliviar a carga das coisas que acumulamos. A Feira é uma reunião livre onde trazemos coisas boas, bonitas e úteis, mas que não usamos mais ou não desejamos manter. É na Feira que esses objetos podem encontrar novas mãos que vão usar e cuidar”, explica Alcione.

Vários grupos vão se juntando à Feira numa atitude de gratidão. “Alguns já são parceiros, nos dão apoio e atuam na cidade promovendo ações coletivas de responsabilidade e desenvolvimento social e muitas outras pessoas que fazem trabalhos sociais ‘invisíveis’ independentes, que se reúnem nesta grande confraternização, comemora Alcione.

“A Feira Grátis da Gratidão foi criada para ajudar a nos desvincular do materialismo. Nós plantamos a intenção de se relacionar com a cooperação ao invés da competição. É uma feira onde não se mexe nos bolsos e nas bolsas e ninguém vai de mãos nem com os corações vazios! O lema é “Traga o que quiser (ou nada ) e leve o que você quiser (ou nada)”. Não há dinheiro, obrigações, escambo nem registro de quem pegou ou levou. É um espaço comunitário para dar e receber livremente. Tudo com e através da energia do amor e da gratidão! Todos juntos compartilhando a ideia de que a escassez é uma ilusão! Não há necessidade de acumularmos bens. Tem para todos em abundância!” – Alcione Kolanscki.

Foto Feira Grátis da Gratidão 1

REBRINC na XII Feira Grátis da Gratidão

Atividades: Rodas de conversa e contação de histórias

Programação da REBRINC na Feira Grátis da Gratidão:

13h – “Brincadeiras para a família” com Pollyana Xavier da Aldeia Jabuticaba

13h30 – “O mundo encantado da música e da literatura infantil” com professores da Vila Marista

14h30 – “Abrindo o baú de histórias” com Paulo Fernandes

14h30 – Rodrigo Libanio Christo e as “Histórias com Figuras de Barbante e outros Brinquedos Cantarolantes”

15h – Conversa sobre educação financeira com a economista Adriana Fileto, da Rebrinc

15h – Conversa sobre infância e contemporaneidade com a psicanalista Cristina Silveira, da Aliança pela Infância BH

15h – Conversa sobre mídia e infância com a jornalista Desirée Ruas, da Rebrinc

15h – Oficina “Tecendo histórias” (tecer, com as mãos, contando história) com a artista e educadora Helena Lima

Dia: 10 de julho de 2016, domingo

Evento gratuito sem necessidade de inscrição

Local: Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

Horário: das 13h às 16h.

Todos que quiserem saber mais sobre o trabalho da REBRINC em Belo Horizonte e no Brasil ou quiser contribuir com as rodas de conversas podem participar.

Quer saber mais sobre a Feira Grátis da Gratidão?

Leia aqui Cenas de gentileza em mais uma Feira Grátis da Gratidião em Belo Horizonte ou aqui Feira Grátis da Gratidão de BH: uma atitude compartilhada de desapego e solidariedade

Imagens da XI Feira Grátis da Gratidão em BH

Feira Grátis da Gratidão no Facebook

 

Foto Feira Grátis da Gratidão BH

Imagem de uma das Feiras Grátis da Gratidão já realizadas em Belo Horizonte

 

foto_feira_gratidao3

A Feira reúne todas as idades em atividades que estimulam a colaboração e a consciência ambiental

foto_feira_gratidao2

Roupas, livros, abraços ou conselhos são disponibilizados na Feira Grátis da Gratidão

 

foto_feira_gratidao4

Pegue aquilo que desejar! Apenas reflita: eu preciso disso? Ou será que outra pessoa pode precisar disso mais do que eu?

 

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *