Pages Menu
Categories Menu
Rebrinc completa quatro anos com ações pelo Brasil

Rebrinc completa quatro anos com ações pelo Brasil

 

Em junho de 2017, a Rede Brasileira Infância e Consumo completa mais um aniversário. Para celebrar o seu quarto ano de existência, palestras, debates, feiras de troca, sessões de cinema e contação de histórias vão acontecer pelo Brasil. Os eventos são gratuitos e organizados de forma voluntária e colaborativa por pais, mães, educadores, profissionais de diversas áreas e ativistas pela infância. Todos os participantes estão engajados na luta contra o consumismo infantil e pela proteção integral dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Nós fazemos a festa dos 4 anos

Como a Rebrinc é uma rede horizontal e colaborativa, os eventos surgem da iniciativa de seus integrantes. “Cada um faz aquilo que está ao seu alcance e não importa se é uma atividade para dez, cem ou mil. O que vale é mobilizar pessoas para a reflexão sobre a infância e o consumo. Alimentação saudável, leitura crítica da mídia, brincar livre, adultização da infância, educação para o consumo, educação ambiental e educação financeira são alguns dos temas que podem servir de base para as mobilizações nos diversos estados do país”, explica Desirée Ruas, jornalista e integrante da Rebrinc de Belo Horizonte. A capital mineira já planeja o seu evento para o aniversário da Rede Brasileira Infância e Consumo, assim como São Paulo e Porto Alegre.

Para quem tem dúvidas sobre o que pode ser feito, algumas sugestões da Rebrinc são: um bate-papo sobre consumismo infantil na escola onde você trabalha, uma exibição de vídeos em sua comunidade, uma feira de troca de brinquedos e livros na pracinha perto da sua casa, uma palestra em algum espaço da sua cidade, uma atividade com educadores e funcionários da escola, uma ação para ajudar a divulgar os debates da Rebrinc junto ao público de sua organização, dentre outras.

Os interessados também podem sugerir uma outra forma de ajudar na comemoração. Basta entrar em contato com a Rebrinc e dizer o que consegue fazer e por que acha que é importante realizar tal ação. O contato pode ser feito pela página ou pelo grupo de discussão do Facebook ou ainda pelo email contato@rebrinc.com.br.

Como fazer?

Algumas cidades já estão se organizando para participar do movimento “Rebrinc pelo Brasil – Eventos Colaborativos pela Infância” e a programação será divulgada em breve. E é muito simples realizar uma atividade:

  1. Escolha o tipo de evento que pretende fazer, o público e o local.
  2. Reúna amigos interessados na temática para ajudar na organização do evento.
  3. Divulgue.
  4. Promova um dia de reflexão, ação e diversão pela infância.
  5. Registre e compartilhe com a Rebrinc.

Algumas observações importantes sobre a realização dos eventos são:

  • As atividades devem ser gratuitas para o público e os espaços utilizados também devem ser cedidos sem custo para os organizadores.
  • Todos os organizadores e colaboradores devem participar dos eventos de forma voluntária e colaborativa.
  • Como uma Rede que trabalha pelo combate à exploração comercial da infância, os eventos devem acontecer sem publicidade ou ações de marketing de marcas e empresas.
  • Qualquer outra dúvida pode ser encaminhada para a Rebrinc (contato@rebrinc.com.br)

Comemorações do ano passado

Em 2016, a Rebrinc realizou, pela primeira vez, o movimento “Rebrinc pelo Brasil – Eventos Colaborativos pela Infância” e as atividades aconteceram em escolas, praças, parques, universidades, projetos sociais e outros espaços de interação, com a organização voluntária de integrantes da Rede Brasileira Infância e Consumo. Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul realizaram ações no ano passado. Saiba aqui como foram as atividades em 2016.

A Rede Brasileira Infância e Consumo, REBRINC, é uma rede horizontal e colaborativa que reúne, virtual e presencialmente, pessoas físicas, instituições e movimentos de todas as regiões do país interessados nas temáticas infância e consumo. Tem como missão “ser uma Rede capaz de despertar a sociedade, especialmente a comunidade escolar e os que produzem conteúdo nas mídias, para as consequências do consumismo na infância.”

Ações da Rebrinc realizadas em 2016 em SP, MG, RS e DF

 

Cartazes para divulgação dos eventos:

Cartaz 1 A4 Rebrinc

 

Cartaz 2 A4 Rebrinc

 

Foto: Pixabay

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *