Pages Menu
Categories Menu
Projeto em Porto Alegre incentiva a agricultura urbana

Projeto em Porto Alegre incentiva a agricultura urbana

 

Como incentivar crianças e adultos a terem uma alimentação mais saudável? E como envolver uma comunidade em um projeto que reúna educação, saúde e meio ambiente?

A organização não governamental Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre – CIUPOA realiza o projeto Horta Vertical Urbana para ensinar o plantio de alimentos dentro da cidade. O CIUPOA trabalha as cidades frente às Mudanças Climáticas e também integra a Rede Brasileira Infância e Consumo, REBRINC.

Tânia Pires, diretora da ONG, conta que o trabalho possui quatro eixos focados na resiliência frente às Mudanças Climáticas no Morro da Cruz, na região leste de Porto Alegre. Os eixos são Educação, Meio Ambiente, Economia e Saúde. “A horta é uma iniciativa que abrange todos os eixos ao mesmo tempo”, explica Tânia.

A base do trabalho é a articulação de uma rede colaborativa que objetiva, principalmente, aproximar comunidade, academia, governo, iniciativa privada, buscando soluções para o espaço onde vivem. Tânia conta que, para fazer o curso, buscou uma parceria com a EMATER, que aceitou o desafio.

Etapas da oficina

O público é formado por educadores sociais, comunidade e estudantes no período do dia em que não têm aula. O curso é formado por quatro aulas de duas horas cada. As sementes usadas são de alface, espinafre, rúcula e radite. Os alunos aprendem a montar a verticalidade das garrafas PET na parede e como manejá-las, como fazer uma muda e os cuidados básicos para o cultivo sem o uso de agrotóxicos. Na quarta e última aula, vinte dias após o plantio, com o tempo necessário para o desenvolvimento das mudas, é o momento de trocar ideias e tirar dúvidas. Na ocasião, cada participante recebe o seu certificado.

“No caso das crianças e dos adolescentes, receber o copo com a muda plantada com o seu nome é uma forma de falarmos sobre a ideia do cuidado com a semente”, justifica a diretora da ONG. “Na aula seguinte, eles trazem notícias do desenvolvimento de sua semente”, esclarece.

Tânia Pires conta que não tem restrição de idade: crianças, jovens, adultos e idosos participam da oficina. E finaliza: “somos abraçados por todas as idades pois plantar seu próprio alimento não tem preço”. 

Quer saber mais sobre o Projeto Morro da Cruz ou sobre hortas urbanas e se inspirar no trabalho da ONG CIUPOA? Acesse o site do CIUPOA.

 

Foto CIUPOA Horta vertical

Parceria entre a Emater e o CIUPOA viabilizou a oficina

Foto CIUPOA

Preparação do material para o plantio

 

Horta vertical urbana

Foto CIUPOA Horta vertical urbana

Comunidade envolvida com a oficina

 

ONG Ciupoa - Oficina de horta

Tânia Pires, ao centro, com um grupo de estudantes na oficina de horta vertical

Fotos: Arquivo CIUPOA
Desirée Ruas – Jornalista/REBRINC
Tem uma experiência interessante para compartilhar com a gente? Fale conosco pelo contato@rebrinc.com.br

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *