Pages Menu
Categories Menu
Site reúne conteúdo para educadores sobre as Metas Globais da ONU

Site reúne conteúdo para educadores sobre as Metas Globais da ONU

Como as escolas podem ajudar na reflexão sobre os atuais padrões de consumo e produção? A discussão das 17 Metas Globais que compõem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, é um bom começo. No dia 4 de setembro de 2016, foi lançada a campanha “A Maior Aula do Mundo” (World’s Largest Lesson), um projeto mundial que pretende ensinar as metas globais da Organização das Nações Unidas, ONU, a alunos de todo o mundo.

Para facilitar o trabalho dos educadores, o projeto “A Maior Aula do Mundo” disponibiliza  em seu site diversos planos de aula sobre o tema, além de vídeos e outros conteúdos para crianças e jovens. Por meio do projeto, a ONU espera que cerca de 500 milhões de crianças entre oito e 14 anos de idade aprendam sobre os Objetivos Globais.

As aulas já estão disponíveis. No total, são 15 para os professores, totalmente em português, no site especial sobre as metas globais. Um guia também orienta os professores, além do livro “O Mundo que Queremos” , para crianças e adolescentes, uma história em quadrinhos baseada nas metas globais e um curta de animação. No Brasil, a “Maior Aula do Mundo” conta com as parcerias de Encyclopedia Britannica, Centro Ruth Cardoso, Fundação Lemann, Instituto Alana, Instituto Ayrton Senna e Prefeitura de São Paulo.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS:

foto_ods

Evento em Nova Iorque

Em 25 de setembro de 2015, 193 líderes mundiais estarão reunidos na Assembleia Geral da ONU para discutir as 17 Metas Globais para alcançar três objetivos nos próximos 15 anos. São eles: erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e conter as mudanças climáticas. As Metas Globais representam uma nova agenda de desenvolvimento para o planeta.

A primeira ação da campanha no Pnud é o vídeo abaixo, que reflete sobre o histórico e o contexto da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015: “Temos uma responsabilidade compartilhada para entregar uma agenda que reflita as esperanças e as aspirações dos povos do mundo. É necessária uma ação concertada para enfrentar grandes desafios atuais e futuros. Parcerias amplas serão necessárias para o alcance do desenvolvimento sustentável”, disse a administradora do Pnud, Helen Clark.

 

Compromisso Pós-2015

2015 é o ano no qual os países vão se adaptar e adotar uma nova agenda de desenvolvimento, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, que dão continuidade até 2030 aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODM. Os ODM foram estabelecidos no ano 2000 e incluem oito objetivos de combate à pobreza que devem ser alcançados até o final de 2015. Desde então, progressos significativos foram realizados combatendo a pobreza, as mortes infantis, o acesso à água e no combate a doenças.

foto_odm1

Acesse o site da ONU em português aqui.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *