Pages Menu
Categories Menu
Feiras de trocas de brinquedos

Feiras de trocas de brinquedos

 

foto_feiratrocas_site

Outubro é o mês das crianças, certo? Bem, na verdade, o Dia das Crianças, 12 de outubro, é uma data comercial para estimular as pessoas a comprarem presentes para os pequenos. Mas nós podemos fazer diferente e transformar outubro em um mês repleto de atividades divertidas e que combatem o consumismo como, por exemplo, com a realização de feiras de trocas nas cidades de todo o Brasil.

Desde 2012, o Instituto Alana, organização de São Paulo que trabalha pela infância, mobiliza diversas cidades do Brasil com o movimento “Por um Dia das Crianças Diferente”. Pessoas, grupos e organizações são convidados a organizarem feiras de troca de brinquedos em suas cidades no mês de outubro. Em 2012, foram mais de 50 pontos de troca de brinquedos em várias cidades do Brasil. Em 2013 foram mais de 90 feiras que aconteceram em 47 cidades, em 20 estados, além de duas feiras fora do país, em Portugal e na Austrália.

Como ensina o Guia para Feiras de Trocas de Brinquedos, “as Feiras de Troca de Brinquedos são uma maneira engajada e divertida de repensar a forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças na prática desta reflexão. O Instituto Alana acredita nessa iniciativa e busca oferecer as ferramentas necessárias para que as pessoas realizem suas próprias feiras. As Feiras são organizadas por quem acredita na importância de refletir sobre o consumo. Não é preciso uma organização ou instituição, qualquer cidadão pode fazer uma Feira de forma autônoma! ”

A Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, apoia a iniciativa e incentiva todas as formas de combater o consumismo infantil. Uma feira de troca contribui para que as crianças possam praticar o desapego, evita o desperdício de recursos e de dinheiro e mostra como experiências simples e divertidas podem fazer oposição ao bombardeio publicitário que se intensifica em datas comemorativas.

Acesse Feira de Trocas de Brinquedos.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *